Fechar
GP1

Política

Câmara Municipal de Picos retoma os trabalhos amanhã com leitura da mensagem do executivo

Na sessão de abertura dos trabalhos o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB) deverá fazer a leitura da mensagem do Executivo.

Em meio a uma briga judicial em torno da eleição da mesa diretora, a Câmara Municipal de Picos abre o ano legislativo nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, com a leitura da mensagem do Executivo, que, a exemplo de 2010, deverá ser feita pelo próprio prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB).

A sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos está prevista para iniciar às 15 horas e, seguindo a tradição, além dos dez vereadores com assento na casa, deverá contar ainda com a presença do prefeito da cidade, secretários municipais, lideranças políticas e empresarias, autoridades e populares.
Imagem: José Maria BarrosSolenidade de abertura dos trabalhos do legislativo picoense ano passado(Imagem:José Maria Barros)Solenidade de abertura dos trabalhos do legislativo picoense ano passado
De acordo com o que prevê o Regimento interno da casa, na sessão de reabertura não haverá votação de projetos ou requerimentos, apenas a leitura da mensagem do Executivo. Em seguida, os vereadores deverão fazer pronunciamentos falando, principalmente, sobre as expectativas para os trabalhos legislativos deste ano de 2011.

Segundo a assessoria do Palácio Coelho Rodrigues, a mensagem do Executivo deverá conter uma espécie de prestação de contas dos dois primeiros anos da atual gestão do prefeito Gil Paraibano, bem como do anúncio das metas para este ano que se inicia, com destaque para as principais ações e medidas administrativas que ele deve tomar.

Expectativa

Por conta da briga judicial pela presidência da Câmara, a expectativa entre a população de Picos é de que o embate entre oposição e situação deva se acirrar este ano. O vereador Edilson Alves de Carvalho (PP), por exemplo, já declarou que não reconhece Iata Anderson como presidente e isso pode alterar os ânimos durante os debates e até mesmo por ocasião das votações de projetos e requerimentos.
Imagem: José Maria BarrosArquivo enviado: Ano passado leitura da mensagem foi feita pelo prefeito Gil Paraibano(Imagem:José Maria Barros)Arquivo enviado: Ano passado leitura da mensagem foi feita pelo prefeito Gil Paraibano
Fortalecida com a chegada do vereador Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB), que rompeu politicamente com o prefeito Gil Paraibano no final do ano passado, a bancada de oposição promete desenvolver um trabalho mais intenso de fiscalização, cobrando, inclusive, o envio das prestações de contas do executivo e o livre acesso da população a essa papelada.

Além disso, um outro fator pode acirrar ainda mais os ânimos entre os parlamentares, pois, Iata Anderson (PSB) continua à frente da Câmara Municipal de Picos graças a uma liminar concedida pelo juiz Adelmar de Sousa Martins. Entretanto, essa decisão foi contestada pelos vereadores da oposição, que ingressaram na Vara Civil da Comarca local com uma ação anulatória da eleição, alegando que a mesma ocorreu de forma irregular, tendo em vista que a emenda que antecipou o pleito não foi publicada no Diário Oficial dos Municípios conforme determina a legislação brasileira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.