Na manhã desta quinta-feira (17), o sindicato dos policiais civis do Piauí-Sinpolpi, através do seu presidente Cristiano Ribeiro (foto), realizou uma vistoria nas instalações do 11º Distrito Policial, no bairro Piçarreira, zona leste da capital. O distrito é comandado pelo delegado Igor Martins. O sindicato informou que em Teresina existem apenas 1200 policiais civis na ativa. E que os distritos da capital possuem uma carência de 1500 homens.
Em vistoria realizada pelo sindicato ficou constatado que o 11º distrito conta com no máximo 3 policias disponíveis em plantão.
“Vimos que o 11º Distrito Policial conta com 2 ou 3 policiais em seu plantão. Se a sociedade precisar da delegacia não vai ter seus objetivos atendidos, pois os policiais não podem sair em diligência e deixar o distrito sozinho e com presos ", desabafou Cristiano Ribeiro.
Cristiano destacou ainda que o 11º Distrito apresenta também péssimas condições estruturais. “O 11º distrito possui duas celas. Mas, apenas uma esta sendo utilizada. A hidráulica nesta delegacia está precária. Na cela tem cinco presos, e eles reclamaram que quando dão descarga as fezes voltam”, revelou o sindicalista.
Segundo levantamento feito pelo Sinpolpi todos os distritos da capital possuem presos custodiados.
"Continua a custódia de presos em Delegacias de Polícia. Quando a sociedade precisa, o policial civil não pode exercer a função, que é de polícia investigativa, por ter que cuidar de presos em custódia nos Distritos”, destacou o presidente do Sinpolpi.
O sindicato oficiou a vigilância sanitária para proceder a inspeção em todas as delegacias da capital. Segundo Cristiano Ribeiro quando o Sinpolpi estiver de posse dos laudos, as delegacias que não oferecerem segurança e salubridade serão fechadas.
Cristiano Ribeiro e o policial civil Evandro em frente as celas do 11º DP
Policiais Civis em frente ao 11º Distrito Policial de Teresina
Paralisação
No próximo dia 04 de janeiro, o Sinpolpi irá realizar uma paralisação de advertência. Para que seja aprovada a proporcionalidade de subsídios entre os delegados e os policiais civis. Dentre outras reivindicações da categoria. E após manifesto do dia 04 o sindicato vai decidir se avança com a paralisação até o carnaval.
FOTOS: GERMANA CHAVES
Ver todos os comentários | 0 |