Fechar
GP1

Política

Conheça as propostas do candidato a Reitor professor Eurípedes para UESPI

"A ação da UESPI será ampliada com a criação dos campi do Mocambinho e do Promorar em Teresina", defende professor Eurípedes.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está em processo eleitoral para escolha do novo reitor, que irá ocupar o cargo nos próximos quatro anos. O eleito terá que gerir um orçamento anual de cerca de R$ 68,5 milhões.

A chapa 4 "Reconstruindo", tem como candidato, o professor Eurípedes Soares Filho (foto), que possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Medicina pela Universidade de São Paulo e doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Piauí e professor titular da Universidade Federal do Piauí. E tem como vice o professor mestre José de Jesus Uchoa.


O professor Eurípedes esteve no Portal GP1, acompanhado de seu vice José Uchoa e seu assessor Márcio Felipe, para falar de suas propostas.

GP1 - Porque o senhor quer ser reitor da UESPI?

Professor Eurípedes - Já tenho uma história de convivência e trabalho dentro da UESPI juntamente com meu vice-reitor professor Uchoa. Sou fundador, criador e primeiro diretor da FACIME que já foi avaliada pelo ministério com conceito A, e digo que a FACIME é a única coisa boa na UESPI atualmente. E o principal motivo que levou a candidatar-me à reitoria foi o sentimento de indignação ao presenciar no que se transformou a Universidade Estadual do Piauí.

GP1- Na sua visão quais são os problemas principais da Universidade?

Professor Eurípedes - A partidarização administrativa da UESPI, hoje tudo que envolve a Instituição é resolvido no gabinete de alguns deputados. Acho que a Universidade tem que ser sim política, mas nunca partidarizada. E a centralização da atual gestão, dentre outros fatores vem provocando um verdadeiro desmonte da instituição. E os números mostram essa queda na qualidade do ensino da Universidade. Posso citar, por exemplo, a diminuição na quantidade de alunos que caiu de 46 (quarenta e seis) mil para 14 (quatorze) mil e claro o vergonhoso resultado do ENADE.

GP1- Que propostas o senhor defende para a UESPI?

Professor Eurípedes - Ampliar a ação da UESPI em nossa capital com a criação do campus do Mocambinho e também do Promorar. A reimplantação do Parque Gráfico e criar a editora da UESPI (EDUESPI). Criar um projeto arquitetônico para o campus Torquato Neto. Convidar entidades de credibilidade para participar do NUCEPE e da EDUESPI. Vamos também promover a criação dos cursos de mestrado e doutorado, implantação do plano de cargos, carreira e salários do corpo técnico administrativo, criação do restaurante universitário-comunitário que contemplará a comunidade universitária (alunos, professores e servidores técnicos administrativos) e a população carente.

  Professor Eurípedes e seu vice-reitor José Uchoa

GP1- Qual sua proposta para melhorar o ensino, pesquisa e extensão da UESPI?

Professor Eurípedes - Pretendo instalar novos laboratórios e reformar os já existentes, para que assim os discentes tenham uma formação tecnológica eficaz. Incentivar o intercâmbio cultural, acadêmico e administrativo entre os campi. Criar ou ampliar bibliotecas com acervo atualizado e promover aquisição de computadores para o acesso a internet nos campi da UESPI no Piauí, bem como, implantar os cursos de mestrado e doutorado, como já dito acima.

GP1- Qual sua proposta para os professores da UESPI?

Professor Eurípedes - Além das mencionadas anteriormente, vou fazer concurso publico, buscando a qualificação e capacitação desse profissional procurando assim elevar a auto-estima do docente.

GP1- Qual sua proposta para os servidores da UESPI?

Professor Eurípedes - Implantar o plano de cargos, carreira e salários dos servidores, com uma política de incentivo e capacitação e a realização de concursos públicos.

GP1- Qual sua proposta para o corpo discente da UESPI?

Professor Eurípedes - Instalação da Rádio e da TV universitárias, a criação do restaurante universitário-comunitário nos campi de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Corrente, em parceria com o Governo do Estado. A promoção de jogos universitários. E algo também de grande importância é trazer o Diretório Central dos Estudantes da UESPI (DCE) para dentro do espaço físico da Universidade, pois atualmente o DCE se encontra fora, tendo que arcar com aluguel, e dessa forma onerando o valor das carteiras. E com essa medida haverá um barateamento no valor da taxa das carteiras de estudante.

GP1- A Lei Federal Nº 9.192, de 21 de Dezembro de 1995, diz que para concorrer ao cargo de Reitor é necessário o professor ser Adjunto nível-4 ou Titular (os dois níveis mais elevados da carreira docente) ou ser professor doutor. O senhor preenche algum desses requisitos?

Professor Eurípedes - Sim, sou professor doutor. E na UESPI esta lei foi infringida. Isso serve para mostrar a falta de escrúpulos quando se quer o poder a todo custo, burla-se até uma lei maior. Inclusive nesta questão é pertinente comentar a forma de votação da UESPI, que a meu ver é obscura, no que diz respeito a divisão dos percentuais de votação. Um terço para cada um dos três segmentos da UESPI que são: professores, alunos e servidores. Ora, numa instituição onde a maioria dos servidores é terceirizada, é claro que estes irão votar em quem lhes remunera, é um voto de gratidão. Até porque os servidores saem, os alunos passam quatro anos e deixam a Universidade e os únicos permanentes são os professores. Por isso, entendo que esse percentual deveria ser dividido como os das Universidades Federais, onde 15% voto dos alunos, mais 15% dos servidores e 70% dos professores. Ou voltar a democracia pura, onde cada voto é um voto. Essa sem dúvida seria uma votação mais justa.

GP1- O senhor tem alguma proposta para implantação de novos cursos?

Professor Eurípedes - Claro, e posso citar os cursos de Mineralogia e Meio Ambiente. Inclusive voltar a idéia dos cursos multipolos, que seria a implantação de cursos de acordo com a vocação natural de cada município.

GP1- O senhor acredita na total transparência das eleições da UESPI

Professor Eurípedes - Posso dizer que estou de olhos bem abertos, e que fique claro que acredito apenas na seriedade da comissão formada para a eleição da Universidade. E é por isso que me dirijo aos três segmentos votantes da Universidade e em especial aos pais de alunos, a quem pergunto, se é essa a UESPI que vocês querem? Por isso coloca o meu nome e o do professor Uchoa à disposição para reconstrução da UESPI, que a cada dia vem sendo desmontada, deteriorada pela atual gestão.

Fotos de Germana Chaves

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.