O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nessa quinta-feira (13), sobre a possível falta de hospedagem para turistas de que irão a Belém, para a COP 30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. O petista afirmou que se não tiver hotel cinco estrelas, que se durma em um de quatro ou “na estrela do céu do mundo”. Confira abaixo.
“Se não tiver hotel cinco estrelas, durma em um de quatro. Se não tiver um de quatro, durma em um de três. Se não tiver um de três, durma na estrela do céu do mundo, olhando para o céu, que vai ser maravilhoso”, declarou Lula.
Lula ainda admitiu ter “muita dúvida” sobre realizar a COP 30 em Belém, pela falta de estrutura adequada, mas que se convenceu ser a melhor escolha. “Confesso que tinha muita gente que falava: ‘Mas Lula, a gente vai levar para o Pará, mas lá não tem hotel, lá tem o problema de muitas casas em lugar que não tem tratamento de esgoto. Você vai levar para lá?’ Mas, eu fui me convencendo depois”, disse Lula.
Picada de carapanã
Perto do fim de seu discurso, Lula disse que seria bom que os turistas soubessem da dor de uma picada de carapanã, um mosquito sugador de sangue.
“Porque seria mais fácil fazer em São Paulo. São Paulo tem hotel, muito hotel. São Paulo tem não sei das quantas. Eles têm que saber o quanto dói uma picada de carapanã. Eles têm que saber, porque é bom, sabe. Tem que saber que aqui é um povo extraordinariamente alegre, é um povo feliz, trabalhador. Nós somos pobres, mas temos orgulho. Eles vão ver como a gente vive, eu não vou enfeitar. Eu não vou tirar pobre da rua. Eu não vou fazer o que não é possível. Eu quero que eles vejam a nossa Belém do jeito que ela é”, disparou Lula.