O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma postagem na rede social X nesta quarta-feira (18), quando a plataforma voltou a funcionar no Brasil, mesmo estando mantida a suspensão imposta pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal ( STF ).
Em uma longa mensagem, Bolsonaro criticou Alexandre de Moraes e parabenizou “a todos pela pressão”, que, no entendimento dele, fez a rede social voltar a operar no Brasil.
“O X foi banido por questionar decisões judiciais que exigiam não só a remoção pontual de postagens, mas a exclusão permanente de perfis. Isso é censura prévia, prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais”, declarou o ex-presidente. Veja a postagem:
Bolsonaro disse que o ministro puniu a população brasileira com a suspensão do X. “Ao banir a maior rede social do país, não foi uma empresa que foi punida, mas milhões de brasileiros, privados do acesso livre à informação e do direito de se expressar”, completou.
O ex-presidente argumentou ainda que Moraes prejudicou a Starlink, empresa de Elon Musk, proprietário do X. “A Starlink também foi punida arbitrariamente, tornando-se vítima colateral de uma disputa judicial da qual não era parte. Isso mina a segurança jurídica e a confiança dos investidores. O Brasil deveria ser um porto seguro para investimentos e inovação, mas afugenta investidores e rejeita empresas inovadoras”, concluiu.