Na noite desse domingo (15), o debate promovido pela TV Cultura entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo foi interrompido por uma agressão física de José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB). O ocorrido gerou a expulsão de José Luiz Datena do debate e o encaminhamento de Pablo Marçal ao hospital.

Já nesta segunda, os dois candidatos confirmaram presença no debate que será promovido pela RedeTV/Uol na manhã desta terça (17), ás 10h20. Por conta da agressão, os dois serão posicionados mais distantes um do outro. A sequência dos púlpitos será a seguinte: Guilherme Boulos (Psol), José Datena (PSDB), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo) e Pablo Marçal (PRTB).

Agressão no debate da TV Cultura

Durante o debate, que foi transmitido ao vivo, a tensão aumentou quando Pablo Marçal questionou Datena sobre sua candidatura e fez referência a uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador. Datena, visivelmente irritado, respondeu com ofensas e, posteriormente, lançou uma cadeira em direção a Marçal. A agressão provocou uma reação imediata, com gritos e tumulto no estúdio.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tentou intervir, juntamente com seguranças e membros da equipe da TV Cultura. Em meio ao tumulto, Datena tentou novamente agredir Marçal com outra cadeira, o que levou à decisão dos organizadores de interromper a transmissão do debate. Também é possível ver que houve troca de xingamentos entre Datena e Marçal após a agressão.

“Canalha. Minha sogra morreu com essa mentira. Seu bandidinho. Minha sogra morreu por causa disso”, dispara Datena. “Olha aqui pra você. Seu ditador. Ditador”, rebate Marçal, que aparece nas imagens em pé e aparenta não estar ferido gravemente.

Após o ataque, Pablo Marçal foi conduzido ao Hospital Sírio-Libanês, onde recebeu tratamento para os ferimentos. De acordo com o boletim médico, Marçal sofreu traumatismo no tórax à direita e no punho direito. O candidato permaneceu internado durante a noite e recebeu alta na manhã desta segunda-feira (16). Em uma transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram, o candidato do PRTB minimizou a gravidade do incidente, descrevendo-o como um "esbarrão".

Datena, por sua vez, comentou o episódio após o debate, alegando que a agressão foi uma reação impulsiva motivada pela dor emocional relacionada à perda de sua sogra, que faleceu por ocorrência de seguidos AVCs, após a denúncia de um suposto assédio sexual contra Datena.

“Podia simplesmente ter saído do debate e ido embora pra casa, que era muito melhor. Mas, do mesmo jeito que eu choro, como uma reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter.”, disse Datena.

A TV Cultura emitiu uma nota oficial lamentando o incidente e esclarecendo que todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança dos participantes e cumprir as normas do debate. A emissora destacou que o evento continuou com a participação dos demais candidatos, após a concordância deles.