Em meio a antecipação do debate para formar a chapa majoritária de 2026, o governador Rafael Fonteles afirmou nesta sexta-feira (13) que vai finalizar as tratativas com sua base aliada somente no ano do pleito eleitoral. Ele ainda ressaltou que MDB e PSD marcharão junto ao PT.

Segundo o chefe do Palácio de Karnak, é normal que os partidos antecipem esse debate, mas reafirmou que as articulações só serão finalizadas mais próximo do pleito. “É o que eu tenho dito aqui. 2026 nós vamos tratar em 2026, mas é obviamente previsível que os partidos que hoje fazem parte da nossa base aliada estejam juntos na chapa de 2026. Mas nós vamos tratar em 2026”, declarou o governador.

Foto: Lucas Dias/GP1
Governador do Piauí, Rafael Fonteles

Rafael Fonteles também já reuniu os deputados estaduais, deputados federais e os senadores aliados em um almoço e pediu aos presentes que trabalhem em favor do deputado federal Júlio César (PSD) e do senador Marcelo Castro (MDB), para o Senado Federal em 2026.

A orientação de Fonteles reforça o que foi pré-acertado por ele em Brasília, quando dialogou com Júlio e Marcelo e os deu a palavra de que serão prioridades na composição de sua chapa majoritária nos espaços de senador.