O senador Marcelo Castro (presidente do MDB no Piauí) e o deputado federal Júlio César (presidente do PSD no Piauí) recorreram ao Governo Lula em busca de ‘garantias’ para a dobradinha ao Senado em 2026, na chapa que será liderada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI). O assunto foi tratado em reunião com o ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha , em Brasília.
Em conversa com o GP1 , o deputado estadual Georgiano Neto (MDB), que também participou do encontro, confirmou que, no diálogo entre eles, a composição de 2026 foi discutida. “Benção do Governo Lula à dobradinha [Júlio e Marcelo para o Senado]. Também reafirmamos nossas parcerias em favor do Piauí”, declarou o deputado estadual, que é filho de Júlio César.
Efeito Progressistas
Toda essa movimentação se fez necessária após articulação em Brasília, que revelou o possível ingresso do Progressistas, do senador Ciro Nogueira, no Governo Federal.
A situação causou um mal-estar no Piauí diante da possibilidade de Ciro vir a compor uma das duas vagas de senador no grupo de Rafael Fonteles, contexto que ameaçaria os planos de Júlio e Marcelo, que postulam a vaga em questão.