Após o encerramento das eleições municipais deste ano, o PSD conseguiu um saldo de 65 prefeituras, tornando-se o partido com o maior número de prefeitos no Piauí. Com isso, a sigla ganha força e busca um projeto ambicioso para 2026: estar na chapa majoritária de reeleição do governador Rafael Fonteles (PT) e eleger o deputado federal Júlio César como o próximo senador pelo estado.
Em várias declarações à imprensa, o deputado Júlio César, presidente regional do PSD, e o deputado estadual Georgiano Neto (MDB) afirmaram que a meta do partido era eleger entre 65 e 70 prefeitos, consolidando-se como a maior força política do Piauí.
Com a meta alcançada, o partido se fortalece para 2026, mirando a vaga restante na chapa majoritária, já que as outras duas estão praticamente definidas: a reeleição do senador Marcelo Castro (MDB) e a vaga de vice para o Partido dos Trabalhadores (PT).
Além dessa disputa, é dado como certo que Georgiano Neto vai concorrer ao cargo de deputado federal, assumindo o legado de seu pai, Júlio César, na Câmara Federal. Para a Assembleia Legislativa do Piauí, a tendência é que outro irmão de Georgiano seja lançado para deputado estadual.
Resultado do PSD no Piauí
O Partido Social Democrático (PSD), que elegeu o maior número de prefeitos em todo o país no último domingo (6), repetiu o feito no Piauí, conquistando 65 prefeituras nos 224 municípios do estado. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de prefeituras conquistadas pelo PSD no Piauí corresponde a 29,02% do total. Muitos dos eleitos já eram prefeitos e conseguiram a reeleição.
Em todo o país, o PSD conquistou 877 prefeituras, superando as 659 de 2020. Isso representa um crescimento de 218 novos prefeitos eleitos. No Piauí, o número de prefeitos eleitos pelo partido em 2024 também aumentou em relação a 2020, quando o PSD elegeu 39 prefeitos.