O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou um projeto de lei que prevê punição a institutos de pesquisas e seus respectivos estatísticos que divulgarem, em semanas de eleição, números divergentes dos resultados das urnas.
O PL 3916/2024 propõe que os institutos e estatísticos que divulgarem projeções não condizentes com o resultado de um pleito fiquem proibidos de registrar novas pesquisas por cinco anos.
“Depois da desmoralização de institutos fraudulentos pelas urnas Brasil afora, decidi apresentar um projeto de lei (PL 3916/2024) que pune tanto os institutos como os estatísticos responsáveis que divulgarem, na semana da eleição, pesquisas muito divergentes dos resultados das urnas, além da margem de erro. Quem tentar manipular o eleitor com números irreais ficará impedido de registrar novas pesquisas por cinco anos. Em 2026 essa farra vai acabar”, afirmou o Ciro Nogueira.
Em entrevista ao GP1 , o senador disse que o projeto deve passar com folga no Congresso, dada a relevância do tema. “Não vejo como não passar com certa facilidade, acho que vai passar fácil”, destacou.