O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO – deflagrou a operação "IBI CLAUSUS" nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (08) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em licitações, capitaneada pelo prefeito de Passagem Franca, Raislan Farias, em conjunto com o prefeito de Agricolândia, Walter Alencar, que é proprietário de empresas com participação no esquema fraudulento no município de Passagem Franca, além de demais agentes públicos e empresários.
Em entrevista ao GP1, a coordenadora do GAECO, promotora Débora Aguiar, afirmou que as investigações que apuram ainda desvio de recursos públicos, organização criminosa, corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro possuem 19 pessoas que estão sendo alvos de mandados de busca e apreensão em Passagem Franca, Agricolândia, São Pedro do Piauí, Barro Duro, Lagoinha do Piauí, Demerval Lobão e também em Teresina, onde está sendo cumprida a maioria dos mandados judiciais.
- Foto: Reprodução/FacebookRaislan Farias e Walter Alencar
“O foco da investigação é o município de Passagem Franca com relação a fraudes em licitação, montagens de licitações para justificar pagamentos a empresas fantasmas, principalmente, e desvio de recursos públicos”, pontuou.
A coordenadora do GAECO ressaltou que embora do foco da investigação seja o gestor de Passagem Franca, o prefeito de Agricolândia, Walter Alencar, também passou a ser investigado, pois ele é responsável por parte das empresas que mantinham contratos fraudulentos com o município de Passagem Franca. “O Walter Alencar opera várias empresas que prestam ou prestaram serviços ao município de Passagem Franca”, acrescentou.
- Foto: Divulgação/GAECO-PIPoliciais na sede da prefeitura de Passagem Franca
As investigações tiveram início no ano de 2013 em função dos crimes que se perpetuaram até os últimos anos da administração do município de Passagem Franca.
Candidata a prefeita em Lagoinha do Piauí também foi alvo
A Polícia Civil também esteve em um endereço ligado a candidata à prefeita do município de Lagoinha do Piauí, Kelly Alencar, que é esposa do atual prefeito de Agricolândia, Walter Alencar, para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão.
- Foto: Facebook/JardelKelly Alves de Alencar e Walter Alencar
Participam da operação, além da Polícia Civil do Piauí, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e o Tribunal de Contas do Estado, que estão dando apoio na execução dos mandados judiciais.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Promotor pede o bloqueio de R$ 3,4 milhões do prefeito Raislan Farias
Juiz põe prefeito de Passagem Franca Raislan Farias no banco dos réus
TCE vai julgar representação contra o prefeito Raislan Farias
Prefeito Raislan Farias vira réu na Justiça Federal
Promotor investiga irregularidades na gestão de Raislan Farias
Tribunal reprova a prestação de contas do prefeito Raislan Farias
TCE vai julgar denúncia contra o prefeito Raislan Farias
Promotor investiga gestão do prefeito Raislan Farias
Ver todos os comentários | 0 |