Fechar
GP1

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados da Operação Luz da Infância 4 no Piauí

O objetivo é identificar autores dos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. 

Sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi deflagrada, no início da manhã desta quinta-feira (28), a Operação Luz na Infância 4, com o objetivo de identificar autores dos crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. No Piauí, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

A ação foi desenvolvida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Grupo de Repressão ao Crime Organizado e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.


A operação integrada envolve as Polícias Civis do Distrito Federal e de 26 Estados. Estão sendo cumpridos 266 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados aos crimes de exploração sexual. Em vários locais, estão sendo efetuadas prisões em flagrante pelo armazenamento de conteúdo ilícito.

Ao todo, foram mobilizados mais de 1500 policiais para o cumprimento da missão. A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Inteligência e a Diretoria de Operações, ambas vinculadas à Secretaria de Operações Integradas do MJSP. Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as quatro fases da Operação Luz na Infância.

Os alvos foram identificados pela equipe do Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em informações coletadas em ambiente digital. O conteúdo com indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva foi repassado às Polícias Civis – em especial, delegacias de proteção à criança e ao adolescente e de repressão a crimes informáticos. Por sua vez, as delegacias instauraram inquéritos policiais e solicitaram ao Poder Judiciário a expedição dos mandados de busca e apreensão.

A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão, de 3 a 6 anos de prisão por compartilhar e de 4 a 8 anos de prisão por produzir conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Confira a nota da Polícia Civil do Piauí

Nota

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (28/03) Operação Luz da Infância, e deu cumprimento a mandados de busca e apreensão no Piauí. A ação foi desenvolvida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Grupo de Repressão ao Crime Organizado e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça e o foco da operação Luz da Infância é o combate à pedofilia. A operação tem abrangência nacional e é a quarta edição desse programa de combate à violência sexual contra crianças, precipuamente o compartilhamento e armazenamento de pornografia infantil.

O Delegado Geral Luccy Keiko estará disponível para entrevistas a partir das 11h.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.