Um líder de facção identificado, João Pedro Dourado da Silva, conhecido como "Jamanta", acusado de assassinar Anderson Simeão Alves Costa , de 29 anos, filho de um policial militar, na zona leste de Teresina, foi preso nessa sexta-feira (3), pela Polícia Civil do Rio de Janeiro , em Vargem Pequena, zona oeste do Rio.
A prisão ocorreu durante uma ação conjunta da 78ª Delegacia Policial, em colaboração com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí . Informações recebidas apontaram que João Pedro estaria escondido na Comunidade da Invasão. Ele foi localizado em uma boca de fumo na Rua Balbino, esquina com a Rua Ricardo Guimarães Terra, portando uma arma de fogo, 22 pinos de cocaína, cinco papelotes de maconha e dois celulares.
Na operação, João Pedro estava acompanhado de Maciel Soares da Silva, que também foi preso em flagrante. Maciel admitiu guardar drogas a pedido de João Pedro e é investigado por crimes como extorsão mediante sequestro, roubo e formação de quadrilha, segundo a Delegacia Antissequestro. Com ele, foram encontrados materiais entorpecentes que fundamenta a suspeita de sua participação no tráfico.
Os dois homens foram levados à 78ª Delegacia Policial, onde foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. João Pedro também foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil do Rio de Janeiro solicitou a conversão da prisão em flagrante para preventiva, devido a periculosidade dos suspeitos e a necessidade de preservar a ordem pública.
A investigação aponta que João Pedro fugiu para o Rio de Janeiro após o assassinato de Anderson Costa e passou a atuar na comunidade carioca. A operação policial, que contou com o apoio de unidades especializadas como a SSINTE/SEPOL.