O GP1 obteve os nomes dos três faccionados da Guardiões do Estado (GDE) presos, na manhã desta quarta-feira (22), na zona sul de Teresina e no Ceará. As prisões foram feitas pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em conjunto com a Polícia Civil do Ceará.
Os presos foram identificados como Jorge Luis dos Santos , “Irmão Bruxo”; David Schynnaider da Silva Farias , “Semente do mal”; e Antônio Matheus de Sousa Vasconcelos , “MT da P4”, 23 anos, que é piauiense, mas foi preso no Ceará.
De acordo com o delegado Charles Pessoa , a ação deflagrada nesta quarta-feira é um desdobramento de outra operação que mirou a facção Guardiões do Estado, originária do Ceará. Concomitante, a Polícia Civil do Ceará deflagrou uma operação no estado vizinho e conseguiu prender um piauiense, que faz parte da Guardiões do Estado.
“Hoje foi dado cumprimento a mais de 60 mandados de prisão pela Polícia Civil do Estado do Ceará. Eles já eram investigados aqui pelo nosso departamento e nessa ação integrada foi dado cumprimento a esses dois mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão. O objetivo dessa cooperação entre unidades de diferentes estados é a asfixia dessa facção criminosa, pois no Piauí não há espaço para organizações criminosas”, disse o diretor do Draco, delegado Charles Pessoa.
Preso foi solto em audiência de custódia
Antônio Matheus de Sousa Vasconcelos foi preso, na quinta-feira (16), na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará, acusado de tentativa de roubo duas clientes de uma barraca de praia, que conseguiram imobilizá-lo. Uma equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foi acionada e efetuou a prisão de Antônio.
Contudo, durante audiência de custódia realizada, na sexta (17), a Justiça concedeu liberdade a Antônio Matheus de Sousa Vasconcelos, mediante aplicação de medidas cautelares por 3 meses.