O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), premiou os 50 estudantes da rede pública estadual que obtiveram os melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (27), no Palácio do Karnak, e teve a presença do secretário da Educação, Washington Bandeira.
Durante a cerimônia, Rafael Fonteles destacou que o investimento na educação do Piauí é feito com o propósito de gerar oportunidades na vida dos jovens. Além disso, o governador informou que os alunos premiados na solenidade receberam uma bolsa no valor de um salário mínimo; R$ 1.518,00.
“Todo o investimento que a gente tem feito em educação é exatamente com o propósito de gerar oportunidades na vida desses jovens e das suas famílias, para o ingresso no ensino superior, chegar no mercado de trabalho mais qualificado. Nós estamos premiando aqueles estudantes que tiveram grande êxito na prova do ENEM, recebendo o valor de R$1.518,00. Mais de mil estudantes que receberam, porque além dos 50 melhor posicionados, os estudantes das 50 melhores escolas que fizeram a prova do Saepi em 2024 também receberam”, declarou o governador.
Já o secretário Washington Bandeira celebrou o momento que vive a educação do estado, destacando o talento dos estudantes e o trabalho dos profissionais da SEDUC. “É uma celebração ao talento dos estudantes, ao trabalho de excelência muito competente dos nossos profissionais da SEDUC, e também uma representação aqui desse momento que é a educação pública do estado, de vários projetos inéditos, inovadores, transformando as escolas todas em tempo integral, com ensino profissional, com disciplinas inovadoras, ensino de inteligência artificial, cursos técnicos, melhor infraestrutura, melhor transporte escolar, monitoria, intercâmbio educacional para o exterior. Então é uma celebração e uma representação desse momento muito importante de revolução na educação do Piauí”, ressaltou o secretário.
A estudante Mariane de Araújo, aprovada no curso de Engenharia Mecânica, comentou que usará a premiação para ajudar em seus estudos. “Gosto muito de participar dos projetos e eventos da SEDUC, é bom ver que nossos esforços estão tendo reconhecimento. O dinheiro que a gente vai receber será uma forma de investimento, é muito bom saber que eu vou ter esse apoio financeiro, pelo menos agora no começo da faculdade”, afirmou.
Novidade para 2026
Rafael Fonteles também revelou que, em 2026, toda escola de ensino médio que atingir a meta de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) será premiada. “No próximo ano, em toda escola de ensino médio que atingir a meta do IDEB desse ano, todos os profissionais daquela escola receberão o 14º salário e os alunos receberão um prêmio no valor de um salário”
Ver todos os comentários | 0 |