O deputado estadual João Madison Nogueira (MDB) destacou o início dos trabalhos de inseminação artificial do programa Piauí + Genética. A iniciativa busca melhorar o padrão genético da carne piauiense, por meio de investimentos de inseminação artificial de forma gratuita para pequenos e médios produtores de caprinos e ovinos em todo o Estado, e democratizar o acesso à tecnologia pecuária.
A cidade de Água Branca foi escolhida para ser a primeira do Piauí a receber o programa, que foi implementado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e dos esforços do deputado João Mádison.
“Os pequenos produtores que possuem até 100 cabeças de gado e que não podem e nem sabem fazer a inseminação estarão atendidos. A partir de agora, esses produtores terão um produto melhor para vender no mercado, não somente na área leiteira, mas também na área nelore de corte”, explicou o deputado do MDB.
O parlamentar disse ainda que com a inseminação, os pequenos produtores terão bezerros com mais qualidade para vender no futuro. O programa foi lançado pelo governador Rafael Fonteles e terá um investimento de R$ 20 milhões para essa primeira fase e tem como público-alvo 20 mil pequenos e médios produtores dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
Atualmente temos 22 mil animais inscritos no programa, a meta de inscrições é de 26 mil até o fim do ano. “Convidamos todos os Secretários Municipais de Agricultura para que façam o cadastro no programa para que esse benefício chegue na ponta. Esse é o momento”, convocou Mádison.
Ver todos os comentários | 0 |