O Piauí está entre os dez estados que registraram aumento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), segundo boletim do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (27).
Os casos aumentaram nos seguintes estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo. Segundo a Fiocruz, o aumento é decorrente dos vírus influenza A, sincicial respiratório (VSR) e rinovírus.
A covid-19 tem se mantido em patamares baixos quando comparada ao seu histórico de circulação. Entretanto, o vírus tem sido a principal causa de internação por SRAG entre os idosos no estado do Ceará nas últimas semanas.
Números
Desde o início deste ano, já foram notificados 83.652 casos de SRAG, sendo 40.649 (48,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratórios, 30.801 (36,8%) negativos, e ao menos 7.460 (8,9%) aguardando resultado laboratorial. Neste ano já foram registrados 2.910 óbitos de casos positivos para algum vírus respiratório e, ao menos, 159 aguardando resultado laboratorial.
Diante desse cenário, aumentam as recomendações pela vacinação contra a influenza e contra a covid-19, a todos que estiverem elegíveis para se imunizar. No mais, alguns cuidados, como o uso de máscaras em locais fechados com maior aglomeração de pessoas e em estabelecimentos de saúde, são recomendados, sobretudo à população que vive nas regiões que apresentam alta na circulação de vírus respiratórios.
Ver todos os comentários | 0 |