Fechar
GP1

Piauí

Governador Rafael Fonteles abre 10ª Caravana Federativa em Teresina

O evento acontece nesta quinta (20), e segue até sexta-feira (21), no Centro de Convenções de Teresina.

Lucas Dias/GP1 1 / 8 Governador Rafael Fonteles abre 10ª Caravana Federativa em Teresina Governador Rafael Fonteles abre 10ª Caravana Federativa em Teresina
Lucas Dias/GP1 2 / 8 Caravana Federativa do Piauí Caravana Federativa do Piauí
Lucas Dias/GP1 3 / 8 Ministro Wellington cumprimentando público presente no auditório Ministro Wellington cumprimentando público presente no auditório
Lucas Dias/GP1 4 / 8 Autoridades presentes no evento Autoridades presentes no evento
Lucas Dias/GP1 5 / 8 Autoridades participaram do evento Autoridades participaram do evento
Lucas Dias/GP1 6 / 8 Coletiva de imprensa Coletiva de imprensa
Lucas Dias/GP1 7 / 8 Toninho de Caridade durante coletiva de imprensa Toninho de Caridade durante coletiva de imprensa
Lucas Dias/GP1 8 / 8 Wellington Dias durante coletiva de imprensa Wellington Dias durante coletiva de imprensa

Teve início, nesta quinta-feira (20), a 10ª Caravana Federativa que vai prestar atendimento personalizado aos gestores municipais e estaduais. A ação itinerante leva serviços do Governo Federal até os gestores, que terão a oportunidade de resolver questões pendentes, esclarecer dúvidas, buscar apoio e identificar formas de melhorar os serviços oferecidos à população. Foram mais de 3 mil inscritos e cerca de 200 prefeituras estão participando.

O evento segue até esta sexta-feira (21), no Centro de Convenções de Teresina. O presidente Lula e o ministro Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, dentre outras autoridades, participarão do encerramento.

Na abertura do evento, o governador Rafael Fonteles ressaltou a importância da caravana para ajudar no crescimento de todos os estados. “Esse é o momento de ampliar o federalismo no Brasil, que é a marca do Lula. A Caravana além de ser afetiva, ela simboliza do perfil do presidente Lula de dar as mãos aos federados para que todos cresçam”, afirmou.


Ministro Wellington Dias

Wellington Dias esteve presente também na abertura da ação e reforçou a relevância da iniciativa do Governo Lula. “O objetivo é garantir solução aos problemas dos municípios e com a caravana, ao invés dos prefeitos saírem de suas cidades, o Governo Federal vai até eles. Aqui estão toda a equipe do desenrola, bancos, estatais, autarquias e vários ministérios”, declarou.

APPM

Para o presidente da APPM, Toninho de Caridade, a visita da caravana ajuda os gestores que, por muitos motivos, não conseguem ir até Brasília para resolver suas demandas. “Muitos gestores não vão à Brasília por serem muito atarefados, e alguns que vão, conseguem. Mas hoje temos essa oportunidade de para estar aqui, em Teresina, com todos os ministérios, e ela é de grande importância para você destravar projetos, resolver pendências e também atualizar a questão das plataformas”, explanou.

“Essa questão dos entes federados estarem em consonância, falando a mesma linguagem e trabalhando em conjunto é muito importante. Dessa forma que o Brasil pode crescer, é justamente incluindo os municípios, para que a gente possa estar trabalhando em conjunto e buscando mais recursos, mais capacitação para os técnicos dos municípios, para que a gente possa avançar ainda mais”, continuou Toninho de Caridade.

Resolução de pendências

Segundo o governador, o objetivo da caravana é fazer com que as pendências que os gestores municipais e estaduais possuem com o Governo Federal para a realização de convênios sejam sanadas. “O evento envolve mais de 50 ministérios e a ideia é possibilitar que essas pendências que ainda existam na celebração de alguns convênios, de aproveitamento de alguns programas sejam resolvidas mais rapidamente”, pontuou.

“No que diz respeito ao estado do Piauí a gente já apresentou ao presidente Lula, no âmbito no novo pacto, o que seriam as nossas prioridades, na área do transporte, de infraestrutura hídrica e, especialmente, o grande projeto de logística do nosso estado que é o Intermodal do Vale do Parnaíba que, inclusive, amanhã estaremos simbolicamente entregando ao presidente Lula, 100% dos projetos concluídos, um investimento que o estado fez em R$ 30 bilhões em projetos e que, obviamente, o presidente Lula tem todo o interesse em ajudar a futura PPP que vai operacionalizar esse modal”, explicou Rafael Fonteles.

Caravana Federativa

A Caravana Federativa é uma realização do governo federal, em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Conta, ainda, com o apoio do Sebrae-PI e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O evento contará com a participação ativa de mais de 30 ministérios, além de autarquias, bancos e empresas públicas, em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais. A caravana ainda permite a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.