O governador Rafael Fonteles foi homenageado com o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a personalidades que se destacam nacionalmente pela promoção da educação. A solenidade de entrega do diploma e medalha ocorreu nessa quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em virtude da agenda que o governador cumpre em Portugual, ele foi representado pelo seu pai, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles.
Em discurso de agradecimento pela honraria, Nazareno Fonteles relembrou os tempos de mandato parlamentar e exaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado na expansão do ensino de tempo integral e a importância que isso tem na vida dos jovens do estado.
"É uma honra estar aqui nesta Casa, em que passei pouco mais de dez anos, para representar Rafael Fonteles. Vejo em Rafael a doação, a dedicação dele ao trabalho. Fazer escola de tempo integral com a rapidez que está sendo feita no Piauí, com a qualidade que está sendo dada, com escola técnica e tecnológica de ponta, com disciplina de inteligência artificial do 9º ao 3º ano, o primeiro estado das Américas a adotar isso. Isto é relevante. O que está acontecendo no Piauí é uma verdadeira revolução! Enobrece o prêmio Darcy Ribeiro, enobrece Anísio Teixeira, precussor da escola de tempo integral", afirmou o ex-deputado.
Nazareno Fonteles destacou ainda a importância de se ofertar aos jovens da rede pública educação de qualidade e incentivo para que eles possam desenvolver habilidades. E citou os estudantes que viajaram recentemente para intercâmbio nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e Austrália. "Rafael [Fonteles] está buscando, com essas escolas, fazer com que esses jovens brilhem como brilharam agora lá nos EUA, na Coreia do Sul e na Austrália. Em tão pouco tempo, tendo acesso à oportunidade sonhada por Darcy Ribeiro e tantos outros. E é dever desta Casa, não só com o prêmio, mas através dos projetos de lei, fazer com que cada vez mais a educação pública de qualidade não seja algo raro, mas garantir acesso a todas as crianças e jovens", disse.
A indicação do nome do governador Rafael Fonteles para a homenagem foi feita pela senadora Jussara Lima (PSD). Segundo ela, é um reconhecimento à trajetória do governador nos estudos e aos impactos positivos de sua atuação na promoção da educação piauiense. Presentes à solenidade os integrantes da Comissão Especial de Educação da Câmara Federal, a senadora Jussara e os deputados piauienses Átila Lira Filho (PP-PI), vice-presidente da CEE, e Júlio César Lima (PSD-PI).
Também foram homenageadas a educadora e escritora Luciana Brites, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano; e a professora Heley de Abreu, que faleceu em 2017 após salvar crianças em um atentado na creche em que trabalhava, em Janauba (MG).
Ver todos os comentários | 0 |