Fechar
GP1

Piauí

Estudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio educacional nos EUA

Os intercambistas foram recebidos neste domingo, pelos familiares no Aeroporto Senador Petrônio Portella.

Após 30 dias de muito aprendizado e trocas culturais, os 28 estudantes e seis professores que participaram do intercâmbio educacional nos Estados Unidos retornaram ao Piauí neste domingo (20). Eles foram recebidos com muito entusiasmo pelos familiares, que aguardavam ansiosos no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina.

Vencedores da 1ª edição do Seduckathon, os intercambistas tiveram a oportunidade de estudar na Worcester Technical High School e na Framingham High School, em Massachusetts, duas escolas que são referência no ensino de tecnologia nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação/AscomEstudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio educacional nos EUA
Estudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio educacional nos EUA

O secretário Washington Bandeira embarcou com os estudantes e professores para os Estados Unidos e, nos primeiros dias da viagem, fez questão de acompanhar os intercambistas em visitas à Universidade de Harvard, ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) e à sede do Google.

Ao retornarem a Teresina, os intercambistas também foram recebidos pelo gestor, que falou sobre o interesse de muitas empresas de tecnologia em conhecer os estudantes. “Queremos fazer essa ponte entre as empresas de tecnologia e nossos estudantes, para que elas possam conhecer o potencial deles e contratá-los, caso queiram seguir na área”, destacou Washington Bandeira.

Para o jovem William Nascimento, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professor João Mendes O. de Melo (Premen Norte), o intercâmbio foi a realização de um sonho, ainda melhor do que ele imaginou. “Todo esse período que eu passei lá, adquiri muito conhecimento. Vejo que portas novas se abriram, tanto para a minha carreira profissional quanto para o meu desenvolvimento pessoal. E hoje eu retornei para a minha terra. Porque, assim como no nosso sertão a chuva some, ela retorna ao solo para regar e trazer bons frutos. Eu pretendo regar essa minha terra para trazer novos bons frutos no futuro”, declarou.

Para os seis professores que participaram do intercâmbio, a experiência também foi transformadora. Os educadores tiveram a oportunidade de participar de oficinas e conhecer o modelo educacional das escolas técnicas, para que ele possa ser aplicado nas salas de aula das escolas da rede estadual de ensino.

Foto: Divulgação/AscomEstudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio educacional nos EUA
Estudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio educacional nos EUA

“Acredito que esses jovens estão voltando dessa experiência com uma nova visão, um novo pensamento, assim como nós, professores. Hoje, todos nós, professores e alunos, retornamos com a mentalidade de aplicar todo o conhecimento que recebemos lá aqui no Piauí, para que possamos ver essa transformação acontecer também em nossa terra. É uma das missões que o secretário Washington e nosso governador Rafael Fonteles nos passaram”, destacou o professor Alan Ribeiro, do Premen Norte.

Nos Estados Unidos, os alunos dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Maria da Conceição Salomé e Premen Norte, de Teresina; Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves; Liceu Parnaibano, de Parnaíba; Ceti Paulistana, de Paulistana; e Ceti Paulo Freire, de Guaribas, participaram de cursos que combinam teoria e prática, oferecendo a eles a chance de expandir suas habilidades em áreas estratégicas, como tecnologia da informação, finanças e marketing, robótica e desenvolvimento de sistemas.

Além das experiências em sala de aula, os intercambistas também mergulharam na cultura norte-americana ao participarem de atividades culturais ricas em aprendizado e diversão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.