O Piauí pode ganhar um novo feriado. O deputado Henrique Pires (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nessa terça-feira (19), projeto de lei que cria o feriado estadual da Consciência Negra. A data proposta é o dia 3 de novembro.
Segundo o deputado, o dia 3 de novembro foi escolhido para evitar impactos negativos pelo fato de que o dia 02 de novembro já é feriado nacional de Finados.
“A data também serve para debater a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira" seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra”, destacou Henrique Pires.
O parlamentar ressaltou ainda que o Estado do São Paulo, recentemente, adotou postura semelhante através da publicação da Lei nº 17.746, de 12 de setembro 2023, já válida para este ano, e que o Estado do Piauí deveria trilhar o mesmo caminho.
Ver todos os comentários | 0 |