A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, marcará presença na inauguração do primeiro Museu Indígena, que será realizada no dia 29 de agosto. O museu ficará localizado na comunidade Nazaré, na cidade de Lagoa do São Francisco, onde vivem índios das etnias Tabajara e Tapuio.
Sônia Guajajara foi convidada pelo diretor dos Povos Originários da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), cacique Henrique Manoel, enquanto os dois participavam do encontro dos povos indígenas, realizado no Mato Grosso durante esse final de semana. O museu é um marco das conquistas dos povos originários do Piauí.
Durante o encontro foi elaborado um manifesto com as propostas prioritárias dos povos indígenas no Brasil. Segundo o cacique Henrique Manoel, a expectativa é que haja uma reposta rápida do presidente Lula acerca dessas demandas. “Esperamos que responda até o dia nove de agosto, quando se comemora o Dia Nacional dos Povos Indígenas”, destacou o cacique.
Entre uma das propostas levantadas pelo diretor da Sasc é a demarcação de terras e o acesso de políticas públicas pela comunidade. “Nós estamos indo às comunidades, fazendo o levantamento das demandas e agora vamos nos preparar para levar políticas públicas, incluindo educação e saúde e estamos investindo muito em agricultura familiar. Recebemos uma demanda do MDS de um milhão de reais para investimento em agricultura familiar para os indígenas”, destacou o diretor da SASC.
Ver todos os comentários | 0 |