O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí tem intensificado as ações para prevenir afogamentos nas praias, rios e balneários do Estado durante as férias escolares. Uma delas é o aumento do efetivo nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, localizadas no litoral do Piauí. Outra ação adotada pela corporação é a distribuição de pulseiras para as crianças que frequentam praias e eventos com muitas pessoas. Nesse caso, o uso do objeto facilita a localização de crianças em caso de desaparecimentos. A atitude foi uma solução encontrada, após o registro de 9 crianças perdidas.
A pulseira pode ser retirada no Centro Integrado de Segurança Pública e contém o nome da criança, do responsável e telefone para contato. Caso elas se percam, assim que localizadas são encaminhadas para o Centro Integrado, onde aguardam a chegada do responsável.
A corporação também visa desempenhar um trabalho educativo com os banhistas. Até o momento, foram registradas 37 ocorrências de afogamento durante este semestre, comparado ao ano passado, que foram 33. Isso levantou o alerta do Corpo de Bombeiros.
Segundo a tenente-coronel Najra Nunes, a maioria dos casos envolvia a ingestão de bebida alcoólica. Ela recomenda medidas que preservarão a diversão dos banhistas. “Muito dos afogados eram adultos que sabiam nadar, mas ingeriram bebida alcoólica. É importante conhecer o local que vai frequentar, não ingerir bebida alcoólica, nem outra substância alucinógena que altere os sentidos”, destacou Najra.
Não obstante, as crianças também são um público que merecem atenção redobrada nesses lugares, e nesse caso, o uso das boias de segurança podem salvar vidas. “Quem não saber nadar não deve adentrar nos balneários, praias e rios. Também é importante orientar as crianças para não brincarem próximo ao ralo das piscinas”, aconselhou a tenente-coronel.
Ver todos os comentários | 0 |