A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí divulgou na manhã desta segunda-feira (10) os dados do balanço final da Operação Semana Santa 2023. Um dos pontos de destaque levantados pelo órgão foi a redução de 33% no número de acidentes e 62% no número de feridos.
Segundo a PRF, esse resultado pôde ser alcançado graças à intensa fiscalização e abordagens educativas visando a conscientização de mais de 1.868 motoristas. No feriado deste ano, foram registrados oito acidentes, número menor em comparação à operação realizada no ano passado, que registrou 12 ocorrências.
Os acidentes resultaram em oito pessoas feridas e três mortes. As mortes ocorreram nos municípios de Lagoinha do Piauí (BR 316) e Campo Maior (BR 343). Ao todo, 1514 pessoas e 1251 veículos foram abordados pelas equipes policiais. Desse total, 1.168 realizaram teste de bafômetro, que resultou na aplicação de multa e suspensão do direito de dirigir de 36 pessoas.
Além disso, outras sete pessoas foram presas pelo crime de embriaguez no volante. A operação também registrou a prisão de mais 10 pessoas, sendo 8 por crimes de trânsito e dois mandados de prisão cumpridos.
"Nossos esforços de fiscalização são direcionados principalmente para coibir infrações relacionadas a ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículos. Condutas essas que, historicamente, provocam índices elevados de letalidade", informou a PRF.
Ver todos os comentários | 0 |