O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), liderou as comemorações em alusão ao aniversário de 200 anos da Batalha do Jenipapo, na cidade de Campo Maior, nesta segunda-feira (13). Em conversa com a imprensa, o governador destacou a importância do Piauí que, de acordo com ele, colaborou de maneira decisiva para a independência do Brasil. Antes de se dirigir ao local do evento, o governador fez uma vistoria técnica às obras da UTI do Hospital de Campo Maior.
“Momento histórico para o Brasil, não apenas para o Piauí. Essa Batalha do Jenipapo ocorrida há anos às margens do rio Jenipapo, significou a consolidação da independência do Brasil porque os portugueses ficaram ainda com a pretensão de dominar o norte do Brasil e o Piauí fazia parte junto com o Maranhã e o Grão Pará. E foi exatamente o Piauí que se insurgiu contra essa tentativa de continuar dominando”, disse o governador.
“Primeiro a Parnaíba com Simplício Dias e Leonardo Castelo Branco, depois Oeiras, mas a batalha impôs vidas que foram perdidas do lado dos piauienses e cerca de 36 do lado português. Terminou gerando baixas no exército português e levou o exército de Fidié a se refugiar em Caxias e depois maranhenses, piauienses e cearenses conseguiram render as trocas de Fidié em 28 de julho. Essa Batalha no 13 de março, realmente é um momento histórico para o Brasil”, acrescentou o governador.
Turismo
Rafael Fonteles falou ainda sobre o objetivo de desenvolver o turismo no Estado e estender para todo o País as belezas naturais e históricas que o Piauí possui. Para o chefe do Palácio de Karnak, o primeiro passo é fazer com que os próprios piauienses sejam os primeiros a conhecer toda história para depois levar aos demais.
"O turismo é uma vertente do desenvolvimento econômico muito importante. Temos que começar o turismo fazendo o próprio Piauí amar e conhecer o Piauí. Depois trazer os brasileiros para conhecer nossas belezas históricas e naturais para, por fim, trazer turistas do mundo inteiro. Essa região norte tem muita coisa interessante para o povo do Piauí conhecer. Vem depois o esforço de promoção para os turistas conhecerem”, reforçou Fonteles.
Divulgação nacional
Rafael Fonteles ainda comemorou o fato de a Batalha do Jenipapo ter sido divulgada por um site nacional. Ele disse que levar o nome do Estado para fora, será mais uma meta do governo.
“Fiquei feliz de ontem ver na Folha de São Paulo um belo artigo explicando em detalhes a Batalha do Jenipapo. Tem que estar nos livros para os piauienses conhecerem. Tem que estimular cada vez mais e usar a força do Governo para estimular essa cultura do Piauí fora daqui. Quando a pátria pediu liberdade quem primeiro lutou foi o Piauí”, bradou Rafael.
Ver todos os comentários | 0 |