Ao todo, 14 atrações musicais femininas participaram na noite de ontem (11), do Festival Filhas do Sol, evento que teve como propósito comemorar o mês da mulher e claro, mostrar a força da mulher teresinense que atua no cenário musical. O festival aconteceu no Complexo Cultural Francisco das Chagas Júnior, e foi promovido pela Prefeitura de Teresina , através da iniciativa da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e ainda com apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Municipal e a Guarda Maria da Penha.
Para Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, é fundamental que haja essa união dos órgãos públicos para que ocorram mais e mais intervenções que valorizem a mulher Teresina. Ainda de acordo com o gestor, a pasta da cultura vem fazendo a sua parte, sempre inserindo nomes femininos em suas atividades, bem como apoiando iniciativas que venham a engrandecer a mulher.
“Logo quando assumimos a pasta da cultura, fomos chamados pelo prefeito Dr. Pessoa, que nos orientou a trabalhar as políticas públicas culturais para as mulheres o ano inteiro, e é isso que a gente vem fazendo, e já estamos colhendo os resultados, pois já notamos a chegada de mais nomes femininos no cenário cultural local. O Festival Filhas do Sol é uma dessas intervenções, e claro, devido ao seu sucesso, fará parte do calendário cultural da nossa cidade”, disse Ênio Portela.
Para Écore Nascimento, vocalista de umas das atrações do festival, a gestão municipal acerta em promover um festival inédito tendo as mulheres como foco principal. A artista contou ainda que Teresina tem grandes nomes femininos atuando no mercado musical, cada uma delas com seu estilo, fazendo com que o público lote os eventos em que elas participam.
“Ganha nós mulheres artistas, ganham os teresinenses de uma forma geral, pois mostramos para o Brasil que a nossa cidade se importa de verdade com a mulher. Esse festival inédito vai sem sombra de dúvidas contribuir com o nosso fortalecimento e claro, com a realização de outros eventos que destaquem nós mulheres”, conta Écore Nascimento.
Empreendedorismo
Se no palco às mulheres encantavam o público com suas vozes e seus talentos, no outro lado do festival, várias mulheres aproveitam para comercializar seus produtos, levando renda para suas famílias. Um desses exemplos é a Maria Silva, que reside no bairro São João e que tem visto nos eventos realizados pela Prefeitura de Teresina, uma forma de conseguir uma renda extra para ajudar ela a manter as despesas da família.
“Nós mulheres empreendedoras também temos muito a comemorar, pois esses eventos têm ajudado muitas de nós mulheres a levar o pão para nossos filhos. Espero que o prefeito Dr. Pessoa continue investindo na cultura e no empreendedorismo, pois teremos a certeza de que poderemos dar uma vida melhor para as nossas famílias”, comentou Maria Silva.
Quem se apresentou?
Subiram ao palco o Corpo de Baile do Teatro do Boi, As Fulô do Sertão, Jamile Jah, Adê Porfírio. , Banda Acácias, Tânia Nery, Bia Magalhães, Irla Milena, Monise Borges, Aya’s e ainda o grupo Tudo Vira Samba.
Ver todos os comentários | 0 |