Foi realizada nesta sexta-feira (03), a abertura oficial das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) 2023 da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), executado em parceria com o 25° Batalhão de Caçadores. Em 2023, serão incluídos no PROFESP os alunos das escolas municipais Delmira Coelho Machado (40 alunos) e Deputado Antônio Gayoso (50 alunos), ambas localizadas na zona norte de Teresina.
Em conversa com a imprensa na sede do 25 BC, local do evento, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) destacou a importância do esporte para formar cidadãos. De acordo com chefe do Palácio da Cidade, o exército é um espelho nessa missão de formar pessoas de bem.
“O fortalecimento dessa parceria para caminhar no rumo da cidadania. O esporte e o lazer fazem parte do conhecimento que não é só da grade curricular, mas também, de outros vieses. O exército tem um espelho forte para esse caminho da cidadania. Estou orgulhoso do secretário Nouga Cardoso por esta parceria da prefeitura via Semec, com o Exército Brasileiro”, disse o prefeito.
O secretário Executivo de Ensino Municipal de Teresina, Reinaldo Ximenes, explicou que atualmente noventa crianças são assistidas pelo programa, mas a ideia é ampliar esse número.
“São noventa crianças que vão ser atendidas por esse projeto. 50 são atendidas aqui no Batalhão e 40 o 25 BC. Crianças matriculadas na rede municipal onde vamos dar noção de cidadania para essas crianças. são escolas vulneráveis em bairros vulneráveis. Essa parceria inicia com noventa crianças a tendencia é expandir”, disse Reinaldo Ximenes.
O programa
Criado em 2003 pelo Governo Federal, o Programa Forças no Esporte é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, com idade de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem como finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e integração de alunos da rede pública por meio de acesso à prática de atividades esportivas e físicas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
Ver todos os comentários | 0 |