Fechar
GP1

Piauí

Acusado de chacina no Piauí é condenado a 22 anos de prisão por homicídio

A decisão, obtida com exclusividade pelo GP1, foi assinada pelo juiz Cleber Roberto Soares de Souza.

O juiz de direito da Vara Única da Comarca de Ribeiro Gonçalves-PI, Cleber Roberto Soares de Souza, condenou a 22 anos e 9 meses de prisão Jhon Lennon dos Santos Abreu pelo assassinato de David de Moura Ducarmo e tentativa de homicídio contra Erika Alves De Sousa Ferreira, ocorridos em 10 de junho de 2018. A decisão, obtida com exclusividade pelo GP1, foi dada na tarde desta quinta-feira (07).

Jhon Lennon dos Santos Abreu é um dos responsáveis pela chacina que deixou quatro pessoas mortas em Baixa Grande do Ribeiro, em 23 de abril deste ano.


Foto: Divulgação/SSP-PIJhon Lennon dos Santos Abreu
Jhon Lennon dos Santos Abreu

Conforme a denúncia do Ministério Público, por volta de 22h do dia 10/06/2018, no "Bar do Kleber", povoado Retiro, em Baixa Grande do Ribeiro, Jhon Lennon, agindo com manifesta intenção homicida, aproximou-se por trás de David de Moura do Carmo e efetuou um disparo que o atingiu no tórax. Depois de receber o primeiro tiro, a vítima ainda tentou travar luta corporal com o denunciado, que continuou a efetuar disparos que acabaram atingindo Erika Alves de Sousa Ferreira no pescoço. Apesar da gravidade do ferimento, Erika recebeu socorro e conseguiu sobreviver.

Foto: GP1Julgamento ocorrido nesta quinta-feira
Julgamento ocorrido nesta quinta-feira

Para o promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho, o denunciado agiu por motivo fútil, caracterizado por brigas anteriores com a vítima David e se utilizou de meio que dificultou a defesa da vítima, ataque pelas costas, e praticou, portanto, o crime de homicídio qualificado, previsto no art. 121, §2º, II e IV, do Código Penal contra a vítima David de Moura do Carmo.

“Considerando que disparou diversas vezes sua arma de fogo em local repleto de pessoas resta claro que também assumiu dolosamente o risco de produzir o resultado morte quanto à vítima Erika, que só não teve sua morte consumada por circunstâncias alheias a vontade do autor, ou seja, o socorro médico recebido. Assim, o denunciado praticou, também, o crime previsto art. 121, c/c art. 14, II, ambos do Código Penal contra Erika Alves de Sousa Ferreira”, diz trecho da denúncia.

Em função disso, o Júri reconheceu Jonh Lennon dos Santos Abreu como autor do crime de homicídio qualificado, previsto no art. 121, §2º, Il e IV, do Código Penal, contra a vítima David de Moura do Carmo, e o crime de tentativa de homicídio art. 121, c/c art. 14, II, ambos do Código Penal, contra Erika Alves de Sousa Ferreira.

Chacina em Baixa Grande do Ribeiro

Jhon Lennon dos Santos Abreu é, segundo a Polícia Civil do Piauí, o mandante da chacina ocorrida em abril deste ano, que teve como vítimas Luiz Pedro Dalcin, seus dois filhos, Luiz Antônio Dalcin e Gustavo Dalcin, além do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva.

As investigações apontaram que atuou em conluio com Lúcio Batista, acusado de fornecer as armas utilizadas no crime, e Velton Avelino de Sousa e Euton Marcos Santos Lira, considerados os executores materiais da chacina que chocou os moradores do município de Baixa Grande do Ribeiro.

Audiência de instrução e julgamento

Embora todos os envolvidos estejam devidamente identificados, apenas Jhon Lennon dos Santos Abreu e Lúcio Batista Fialho estão presos. Ele serão submetidos a audiência de instrução e julgamento, marcada para acontecer na próxima semana, no dia 18 de dezembro de 2023.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.