O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), decretou estado de emergência zoossanitária em todo o Estado, após confirmação do caso de peste suína clássica na cidade de Cocal de Telha, Norte do Piauí. O decreto, publicado na edição do Diário Oficial do Estado do Piauí dessa quarta-feira (13), é válido por 180 dias.
Durante esse período, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) deve adotar medidas para prevenção, controle e erradicação da doença, especialmente através da aquisição de insumos.

No decreto também foi estabelecido que uma equipe técnica deve estabelecer normas e procedimentos para movimentação de animais e produtos de risco no interior da área em que foi registrado o foco de peste suína.
Agricultor denunciou caso
Um agricultou informou à Adapi que, entre os seus 15 suínos, três apresentavam sinais de fraqueza e amontoamento. Diante dessa situação, uma equipe foi ao local para investigar se os sintomas eram compatíveis com a peste suína clássica.
O resultado que atestou a presença do agente viral nos animais chegou no dia 29 de novembro, e fez com que os 12 animais que mantiveram contato com os infectados fossem sacrificados, em uma ação para evitar a contaminação nas áreas vizinhas.
Ver todos os comentários | 0 |