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Piauí

Campanha aumenta visibilidade dos atrativos turísticos piauienses na Europa

A ação integra o conjunto de atividades implementadas no âmbito do projeto Showcase Piauí.

Uma campanha de divulgação por meios digitais que tem como slogan “Bora ali, no Piauí?” está em curso, em caráter internacional, com o foco em dar visibilidade aos principais atrativos turísticos do Estado do Piauí junto à União Europeia, especialmente em Portugal. A ação integra o conjunto de atividades que estão sendo implementadas no âmbito do projeto Showcase Piauí em Portugal.

O Showcase, que vai acontecer em Lisboa nos dias 22 e 23 deste mês, envolvendo uma ampla parceria que inclui o Sebrae no Piauí, o Governo do Estado e Investe Piauí, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), tem como metas a realização de missões empresariais, seminário de turismo e de potencialidades do Piauí, rodadas de negócios, além de degustação dos pratos típicos piauiense associados à culinária portuguesa. No âmbito da ação também foi realizada uma Press Trip de jornalistas portugueses ao Piauí.


Foto: Facebook/Serra da CapivaraParque Nacional Serra da Capivara
Parque Nacional Serra da Capivara

A campanha “Bora ali, no Piauí?”, que conta com a promoção da Visit Brazil Travel Association (Vbrata), desenvolvida em dois idiomas (português e inglês), voltada para o público europeu, mas que pode ser também acompanhada por meio do Instagram @vbrataeu, apresenta o Estado como pronto para fazer a diferença no campo dos negócios internacionais – um verdadeiro paraíso de oportunidades – especialmente por conta dos seus atrativos turísticos e culturais.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Praia de Atalaia em Parnaíba
Praia de Atalaia em Parnaíba

Um dos destaques da divulgação é o litoral piauiense, o qual acolhe a beleza natural de praias de encantos singulares, a exemplo das Praias de Atalaia, do Coqueiro e da charmosa Barra Grande, bem como o Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas. O litoral também concentra uma variada tipologia de artesanato que inclui peças do vestuário e decorativas de rendas de bilro, esculturas em madeira, além de cestarias e trançados feitos a partir da folha da palmeira de carnaúba, endêmica (restrita) do semiárido da Região Nordeste do Brasil.

O Piauí também se evidencia por abrigar um dos mais conceituados parques nacionais do País, o Parque Nacional Serra da Capivara, que se diferencia por conter achados arqueológicos como pinturas rupestres, instrumentos pré-históricos, animais representantes da megafauna (a exemplo de tatus, preguiças, tigre dente-de-sabre, que foi o felino mais pesado que já existiu, e possivelmente o maior, e mastodontes), e ainda vestígios da presença humana cuja datação pode variar de 60 mil a 100 mil anos.

Esses fatores levaram o ambiente de grandes pesquisas arqueológicas, integrante da região do semiárido nordestino, com fauna e flora específicas da caatinga, a ser tombado pelo Iphan, e, ainda, ser declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1991, devido a relevância do seu valor cultural e histórico.

“Um dos aspectos mais acentuados desse projeto é a promoção do produto turístico piauiense junto a esse importante público ávido por desbravar praia e sol, natureza e cultura, itens nos quais o nosso Estado já se posiciona com amplo valor no cenário do turismo brasileiro e mundial”, assinala o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

O diretor aponta, ainda, que “navegar” na indústria do turismo, que é altamente competitiva e em constante mudança, não é uma tarefa simples. Segundo ele, o Estado do Piauí precisa se destacar em uma multidão em constante expansão para ter sucesso e, por isso, uma publicidade turística eficaz é essencial para que se alcance os objetivos do desenvolvimento pela via do turismo, beneficiando inúmeros pequenos negócios que atuam nesse segmento.

“Não se faz necessário apenas criar campanhas publicitárias cativantes e mensagens impactantes para envolver clientes em potencial, mas também garantir que essas campanhas alcancem o público certo”, finaliza Júlio Cesar Filho.

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