A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) apreendeu 151,19 m³ de madeiras transportadas ilegalmente pelo Piauí. A operação que resultou na apreensão do material foi durante uma semana, com o objetivo de combater o transporte irregular dos produtos de florestas nativas, especialmente de áreas da Amazônia Legal.
De acordo com informações do PRF, durante os sete dias de operação, cinco condutores foram flagrados e autuados por crime ambiental e por transporte e venda sem licença válida de madeira, lenha e carvão. Entre os dias 18 e 21 de outubro, através das fiscalizações realizadas em pontos que estes crimes são bastante propícios, oportunidade em que os agentes constataram irregularidades nas notas fiscais e documentos de origem florestal.
No primeiro caso, um caminhão de carga foi abordado no dia 18 na BR 316, localizada na cidade de Picos. O condutor, de 53 anos, apresentou uma documentação que não correspondia ao material transportado pelo veículo. Momentos depois, outro caminhão da mesma empresa também foi abordado, oportunidade em que o motorista, de 59 anos, informou aos policiais que a madeira foi embarcada na cidade de Ipixuna, no Pará, e tinha como destino a Bahia.
Diante do relato do condutor, os agentes da PRF verificaram as notas fiscais e os documentos de origem florestal, mas, assim como no primeiro caso, as espécies presentes no caminhão não estavam registradas na documentação. Nesse sentido, ambos os motoristas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometeram a comparecer em juízo quando solicitados.
Ainda no mesmo dia, na BR 316, em Teresina, o proprietário de um caminhão também foi abordado durante a operação. Assim que apresentou a documentação obrigatória para transporte de madeira, os policiais seguiram com a inspeção da carga, e assim como nos casos anteriores, foi constatado irregularidade quanto a carga transportada, por não constar nos registros e notas fiscais apresentadas pelo condutor.
Por fim, a mesma situação ocorreu nos últimos dias da operação, no dia 19, na BR 316 em Teresina e no dia 21, na BR 316, em Alegrete do Piauí. Em todos os casos a carga de madeira foi apreendida e encaminhada aos órgãos ambientais competentes. Tanto as empresas como os condutores serão penalizados.
Ver todos os comentários | 0 |