A Diretoria de Recursos Hídricos da SEMAR (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí) divulgou nesta semana a previsão climática para o trimestre de fevereiro a abril de 2023 (FMA/2023). Os piauienses podem esperar por mais chuvas nesse período. Na região central e norte do estado, podem esperar por mais chuvas acima da média, enquanto na região mais ao sul do Piauí a previsão aponta uma tendência normal a acima da média de precipitação.
Essa condição se dá porque a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) permanece com valores acima da média na região adjacente ao norte e leste do Nordeste do Brasil. Essas anomalias positivas de TSM favorecem a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), e contribui para chuvas acima da média no norte da Região Nordeste, principalmente no centro-norte do Piauí, Maranhão e no Ceará.
No decorrer de todo o trimestre FMA/2023, há menos de 30% de chance de que a condição La Niña persista. Esse fenômeno consiste no resfriamento das águas dos oceanos. De acordo com a maioria dos modelos de previsão da temperatura da superfície dos oceanos, o fenômeno La Niña deve permanecer nos meses de fevereiro a março, mas com declínio nos meses seguintes.
Para a elaboração deste prognóstico, foi considerado o resultado da maioria dos modelos de previsão sazonal de precipitação, bem como a evolução das condições oceânicas e atmosféricas observadas de dezembro de 2022 até meados de janeiro de 2023. A análise da previsão climática foi coordenada pela FUNCEME/CE, em ambiente virtual, e contou com a colaboração dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste (LABMET/UEMA/MA, SEMAR/PI, EMPARN, AESA/PB, APAC/PE, SEMARH/AL, SEDURBS/SE e INEMA/BA). Também foram feitas análises das condições climáticas globais observadas até a data presente.
Confira o boletim completo da previsão climática clicando aqui.
Ver todos os comentários | 0 |