O Piauí é o estado que mais produz pó de carnaúba no Brasil, de acordo os dados da última Pesquisa do Extrativismo Vegetal e Silvicultura, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desse modo, o Piauí permanece líder na produção do pó de carnaúba desde 1998. No ano passado, foram produzidas 11,1 mil toneladas de pó de carnaúba, que equivalem a R$ 154 milhões gerados com a atividade extrativista. Dentre os municípios piauienses, Piracuruca é o que tem maior produção, e que inclusive, ocupa o quarto lugar no ranking nacional.
Além do Piauí, somente os estados do Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte registraram produção do pó de carnaúba em 2021. A soma da produção de todas as unidades federativas resultaram em 19,8 mil toneladas, que gerou a receita de R$ 276 milhões para o país.
Piauí é o estado que mais produz mel da região Nordeste
O estado também é destaque na produção de mel. Conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí registrou em 2021 a maior produção de mel da história, com o total de 6,8 mil toneladas, destacando-se como o 3º maior produtor de mel do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e do Paraná.
O crescimento no estado foi de 21,2% em um ano, ou seja, o Piauí passou da produção de 5,6 mil toneladas em 2020 para 6,8 mil em 2021, o que representa um acréscimo de aproximadamente 1,2 mil toneladas.
Ver todos os comentários | 0 |