O Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, lançou nesta quinta-feira (11), o Painel de Indicadores Públicos da Criminalidade, onde a população do Estado pode ter acesso aos dados criminais.
De acordo com a pasta, o painel é interativo e intuitivo e pode ser acessado por qualquer cidadão no site http://www.ssp.pi.gov.br/estatisticas/. Os dados presentes na plataforma são referentes a 2015 até o ano de 2022.
Ao GP1, o delegado João Marcelo, titular do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal, destacou que a intenção da plataforma é proporcionar o direito ao cidadão de ter mais transparência nas ações da Segurança Pública.
“A importância desse painel é mais para facilitar o exercício do cidadão ao direito à informação. Quanto mais dados são disponibilizados de maneira mais fácil, mais intuitiva, mais rapidamente atualizado, nós estamos favorecendo o cidadão a exercer seu direito e isso também se torna um compromisso de transparência das ações da Segurança Pública”, declarou à nossa reportagem.
Ainda conforme a Secretaria de Segurança, o painel contém as seguintes informações: mortes violentas intencionais (mvis), mvis de mulheres, feminicídios, roubo em geral, roubo de veículos, todos sendo separados por capital, interior e estado.
Além disso, as estatísticas também mostram os números de vitimização policial e letalidade policial no Piauí. O painel foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação e será atualizado mensalmente.
Ver todos os comentários | 0 |