Encerrou nesta sexta-feira (27) o prazo para registro de candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Ao todo, nove candidatos se inscreveram para disputar a vaga, sendo quatro deputados estaduais e cinco nomes da sociedade civil, que são considerados como perfis “técnicos”.
Os parlamentares vão enfrentar dois advogados, um contador que é servidor do Tribunal de Justiça do Piauí, o procurador-geral do Município de Teresina e um auditor concursado do TCE-PI. Desde a vacância do cargo, que se deu após a aposentadoria de Luciano Nunes, um movimento nas redes sociais passou a defender que o nome escolhido não seja um deputado, e sim um nome com perfil técnico, tendo em vista a importância dos trabalhos exercidos por um conselheiro.
O futuro conselheiro será escolhido pelos deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no próximo dia 16 de setembro, por meio de voto secreto.
Se candidataram ao cargo os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior (PDT), Zé Santana (MDB), Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), os advogados Nayara Negreiros e Thiago Normando, o contador Roosevelt Figueiredo, o procurador-geral do Município de Teresina, Ricardo Teixeira e o auditor do TCE, José de Jesus Cardoso.
Deputados
Além do recém-aposentado Luciano Nunes, a maioria dos conselheiros são ex-deputados estaduais. A atual presidente do órgão, Lílian Martins, foi deputada entre 2007 e 2012 pelo PSB. O conselheiro Kleber Eulálio também foi deputado estadual entre os anos de 1983 a 2012 e prefeito de Picos entre 2013 a 2016.
Confira os perfis dos candidatos:
Flávio Nogueira Júnior (PDT)
O secretário de Estado de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, é médico formado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e completará 40 anos em agosto deste ano. Nogueira Júnior foi eleito deputado estadual mais jovem da legislatura de 2011-2014, tendo sido reeleito em 2014 e 2018. Flávio Júnior é filho do deputado federal Flávio Nogueira e é o mais jovem postulante do cargo.
Zé Santana (MDB)
O secretário estadual de Assistência Social, Zé Santana, é mais um dos candidatos à vaga de conselheiro do TCE. Santana é advogado e especialista em Direito Constitucional na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e assumiu seu primeiro mandato de deputado estadual em 2015. Ele também já teve uma vaga no Senado, quando Regina Sousa (PT) se candidatou a vice-governadora do Piauí.
Flora Izabel (PT)
Flora Izabel Rodrigues é formada em Economia e Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e se especializou em Políticas Públicas. Desde a juventude é filiada ao Partido dos Trabalhadores e membro atuante de movimentos sociais, tendo sido candidata a deputada federal em 1994.
No ano de 1996 se elegeu vereadora de Teresina e foi eleita deputada estadual nos anos de 2002 e 2006. Em 2010 assumiu o mandato na Alepi como suplente e foi reeleita em 2014 e 2018. A petista é atualmente vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alepi e única mulher candidata ao cargo. Flora completa 59 anos em novembro deste ano.
Wilson Brandão (Progressistas)
O secretário estadual de Mineração é formado em Engenharia Elétrica na PUC de Minas Gerais e é o deputado mais antigo da Alepi. Eleito deputado estadual em 1990 e reeleito nas legislaturas seguintes (1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018). Ocupou cargos nos governos de Freitas Neto, Hugo Napoleão, Wilson Martins e Wellington Dias. Brandão ocupa uma cadeira na Academia Piauiense de Letras e completa 61 anos em agosto.
Thiago Normando
Thiago Normando é professor universitário, advogado, administrador e mediador extrajudicial, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Normando é mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário e tem mais de 17 anos de atuação profissional em empresas nacionais e multinacionais.
Nayara Negreiros
Nayara Negreiros é advogada e professora de Direito e Processo do Trabalho e Direito Internacional. Mestranda em Ciência Política na Universidade Federal do Piauí (UFPI), é ex-bancária e ex-assessora de controle externo no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
Roosevelt Figueiredo
Formado em ciências contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), tem pós-graduação em auditoria e perícia contábil. É professor de graduação e pós-graduação e secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Roosevelt é filho do ex-deputado estadual Chico Figueiredo.
Ricardo Teixeira
Auditor fiscal e controlador-geral do Município de Teresina, Ricardo Teixeira tem especialização em contabilidade e orçamento público, e MBA (Master in Business Administration) em liderança e gestão pública.
José de Jesus Cardoso
Auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE (AUD-TCE-PI). José de Jesus também faz parte do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).
Ver todos os comentários | 0 |