O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o pedido de autorização para criar a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional, Governança e Meio Ambiente da Universidade Estadual do Piauí (Fuapi). O Projeto de Lei está na Comissão de Constituição e Justiça e, nesta segunda-feira (05), o deputado estadual Nerinho (PTB) foi escolhido como relator.
Segundo a mensagem de pedido do Governo do Piauí, a Fuapi terá a finalidade de apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, incluindo a gestão administrativa e financeira em projetos.
“A Fuapi será responsável por proporcionar à Uespi, dentro de suas possibilidades, pesquisa, extensão, projetos de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação de interesses da Universidade, de outras instituições de ensino superior ou instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas sem fins lucrativos, servindo-lhes de fundação de apoio, além de prestar ajuda na promoção de eventos, concursos públicos para a admissão de pessoal para órgãos públicos e processos seletivos em geral”, diz a mensagem.
A Fuapi também será responsável pela captação de recursos através da prestação de consultoria ou explorações econômicas, comercialização a fim de prestar apoio ao desenvolvimento das ações da Uespi, promovendo o agronegócio e meio ambiente, desenvolvendo a captação de recursos dos excedentes de pesquisas, com convênios entre a Fuapi e outras instituições nacionais e internacionais.
A fundação visa também conceder bolsas de estudo aos professores e estudantes e premiar os professores, para a valorização.
Ver todos os comentários | 0 |