A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta quarta-feira (23) que 34 cidades do Piauí entraram em situação de emergência por conta da seca que atinge o estado. A decisão foi assinada pelo secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.
Confira aqui a portaria.
As cidades que estão na lista são: Acauã; Alagoinha; Alegrete do Piauí; Avelino Lopes; Belém do Piauí; Bonfim do Piauí; Caldeirão Grande; Campinas; Capitão Gervásio Oliveira; Caracol; Curimatá; Fartura do Piauí; Floresta do Piauí; Francisco Santos; Fronteiras; Guaribas; Itainópolis; Júlio Borges; Jurema do Piauí; Lagoa do Barro; Marcolândia; Massapê do Piauí; Monsenhor Hipólito; Morro Cabeça no Tempo; Padre Marcos; Pio IX; Queimada Nova; Santa Cruz do Piauí; Santo Inácio; São Braz do Piauí; São Julião; São Lourenço; Várzea Branca e Wall Ferraz.
Com a publicação do reconhecimento federal, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços considerados essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelo desastre.
O valor a ser liberado é definido com base em informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.
Na portaria assinada pelo secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves destacou que a medida foi determinada considerando o decreto nº 19.692, de 26 de maio de 2021, do governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
Ver todos os comentários | 0 |