Os contribuintes do Piauí ganharam mais uma facilidade na hora de pagar tributos estaduais. A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) já disponibilizou o sistema de pagamento via Pix. A nova funcionalidade está em operação desde o dia 6 de abril e vale para tributos como ICMS, IPVA e ITCMD.
Quem costuma imprimir o boleto do IPVA, por exemplo, pelo site da Sefaz (www.sefaz.pi.gov.br), é bem simples. Basta clicar em darweb, colocar os dados do veículo e, em seguida, assim que aparecer as opções de pagamento, escolher o Pix.
Com a nova modalidade de pagamento de tributos estaduais utilizando o Pix, o Piauí se torna um dos pioneiros no país.
“Estamos reafirmando o compromisso com a excelência nos serviços da Sefaz. O Piauí é um dos primeiros entes da federação a disponibilizar o sistema”, afirma o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.
Ao escolher o pagamento pelo Pix, o contribuinte emite seu boleto com um QRcode, que pode ser pago em qualquer instituição financeira que o aceite ou pelo aplicativo do seu banco, de uma forma mais rápida e segura.
“Em instantes a operação é processada e, em até 15 minutos, o pagamento é baixado”, explica o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.
O Pix faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que foi estabelecido pelo Banco Central do Brasil (BACEN). O novo sistema de pagamento foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.
Ver todos os comentários | 0 |