Pesquisa do Extrativismo Vegetal e da Silvicultura (PEVS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou, nesta quarta-feira (06) que, sozinho, o Piauí gerou mais da metade (55,5%) da produção total de pó de carnaúba do país, que atingiu 19,4 mil toneladas em 2020.
Segundo o IBGE, com a produção de 10,8 mil toneladas de pó de carnaúba em 2020, o Piauí permanece como o maior produtor do país. Desde 1998, o estado se mantém na liderança da produção de pó de carnaúba.
Além do Piauí, apenas Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba registraram produção do pó no ano passado.
O montante obtido com o produto no estado, cerca de R$ 133 milhões, equivale a 56,6% do valor total que o Brasil arrecadou. O país alcançou R$ 235 milhões com a extração do pó de carnaúba no ano passado. Apesar do Piauí ser o estado com maior produção do país, as três cidades com maior volume são do Ceará.
Os municípios cearenses de Granja, Camocim e Coreaú ocupam as primeiras posições quanto à quantidade de pó de carnaúba produzida em 2020. Na quarta posição vem o município piauiense de Piracuruca, seguido por Piripiri em quinto lugar.
Ver todos os comentários | 0 |