A lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), contendo três candidatos a reitor da instituição, já foi encaminhada ao Governo Federal, conforme apurado pelo GP1 na tarde desta quarta-feira (16). Agora, caberá ao presidente Jair Bolsonaro a escolha de uma das três chapas.
O Consun elaborou a lista em colégio eleitoral realizado no dia 08 de setembro. Com isso, o presidente deverá escolher entre os professores André Macedo, Gildásio Guedes e Nadir Nogueira.
- Foto: GP1André Macêdo, Gildásio Guedes e Nadir Nogueira
Conforme regimento, a lista tríplice deveria ser enviada até o dia 18 de setembro, caso contrário, o Governo Federal poderia nomear um reitor temporário.
Com a lista em mãos, o presidente Jair Bolsonaro tem até o dia 18 de novembro para escolher um dos nomes e nomear o novo reitor, que ficará à frente da administração superior da instituição pelos próximos quatro anos.
Consulta acadêmica
Antes da elaboração da lista tríplice, foi realizada consulta acadêmica no dia 12 de agosto, na qual estudantes, professores e servidores técnicos administrativos votaram entre cinco chapas que se lançaram.
Entre os docentes, discentes e técnicos que fazem parte da instituição, o candidato que obteve o maior número de votos foi o professor Gildásio Guedes, com 4.987 votos. Em seguida ficou Nadir Nogueira, com 4.168 votos e André Macedo, com 3.864.
Embora tenha vencido as eleições no número total de votos, Gildásio configurou em terceiro lugar na lista. Isto porque o voto dos professores da instituição tem peso de 70%, enquanto dos servidores técnico-administrativos e alunos tem peso de 15%.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Professor André Macêdo vence votação para reitoria da UFPI
Justiça Federal suspende processo eleitoral da UFPI
Justiça nega pedido e mantém processo eleitoral para reitor da UFPI
Conselho define lista tríplice e Bolsonaro vai escolher próximo reitor da UFPI
Ver todos os comentários | 0 |