Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede SESI de Educação no Piauí participaram, nos dias 20 e 21 de setembro, da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019 (OBR 2019). O evento foi realizado no Auditório do SENAC, localizado no Complexo FECOMÉRCIO, BR 343 – bairro João XXIII, em Parnaíba.
A OBR 2019 contou com a participação de vários municípios piauienses, entre eles, Angical do Piauí, Picos, Teresina, Bom Princípio do Piauí, Parnaíba e Bom Jesus. A participação foi aproximadamente de 40 equipes, distribuídas entre escolas públicas e privadas. O Serviço Social da Indústria (SESI PIAUÍ) esteve presente com as Escola Nilo Coelho, de Picos, Conselheiro Saraiva, de Teresina e Escola Integrada Deputado Moraes Souza de Parnaíba.
- Foto: Divulgação/AscomAlunos do SESI Piauí conquistam 8 medalhas na Olimpíada de Robótica
Fundada há 12 anos, o evento tem o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), com a finalidade de envolver cada vez mais jovens e crianças na temática ligada às carreiras cientifico-tecnológicas, identificando talentos e promovendo debates atualizados desse processo de aprendizagem.
A organização da evento é formada por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia de várias universidades públicas e particulares nos estados, que atuam voluntariamente para que a ideia continue sendo difundida a mais jovens a cada ano. No Piauí, o coordenador da Modalidade Prática é o Prof. Dr. Gildário Dias Lima, Físico, da UFPI.
- Foto: Divulgação/AscomAlunos do SESI Piauí conquistam 8 medalhas na Olimpíada de Robótica
As equipes participaram nesta etapa nos Níveis 1 e 2, e aquela que obtivesse a maior pontuação estaria classificada para a etapa Nacional, que nesta edição será em Gramado (RS). Cada estado realizou pelo menos uma etapa regional/estadual, regida pelo Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática da OBR.
- Foto: Divulgação/AscomSegundo o presidente da FIEPI, Zé Filho, o projeto de robótica realizado pelas escolas tem estimulado e muito a criatividade e o envolvimento dos estudantes
Segundo o presidente da FIEPI, Zé Filho, o projeto de robótica realizado pelas escolas tem estimulado e muito a criatividade e o envolvimento dos estudantes. “os alunos conquistam a cada edição mais destaques, e o que eles têm aprendido neste projeto, irá servir de base para o futuro profissional deles. Estamos felizes com a conquista de 8 medalhas”, concluiu o presidente.
“O púbico pode presenciar a competição acirrada entre as equipes e o desafio dos “robozinhos” preparados para cumprir um circuito que simula um ambiente com alguns obstáculos que visam mostrar a eficiência destes equipamentos em ambientes de dificuldade”, declarou o professor Assis, responsável pela equipe da Escola Integrada Dep. Moraes Souza(Parnaiba).
- Foto: Divulgação/AscomO evento foi realizado no Auditório do SENAC
Resultado da classificação das medalhas SESI/PI:
Medalhas nível 1:
Melhor programação - equipe Warriors (Parnaíba);
TecnoPicos - Melhor designer (Picos);
Medalhas nível 2:
3° lugar - The Flashers (Teresina);
2° lugar - Roboníacos (Teresina);
LongLine - SESI Lego team (Parnaíba)
Melhor escola privada (Picos);
Dedicação (Picos);
Melhor programação - SESI -SkyNet (Parnaíba);
Outras premiações:
Professor participante há 5 Anos - Elvis (Picos);
Professor participante há 4 Anos - Assis (Parnaíba);
Professor participando pela 1° vez - Juliete (Parnaíba);
Ver todos os comentários | 0 |