Relatório elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que o Piauí é o 2º estado com o maior número de queimadas do Nordeste, ficando atrás somente do Maranhão, com o dobro de focos.
Os dados do INPE são referentes ao período de 1º ao dia 25 de agosto, apontado como sendo o tempo de início de queimadas. O ranking é liderado pelo Maranhão, que registrou 5.289 focos. O Piauí registrou 2.621.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Vegetação ficou tomada pelas cinzas
Umidade do ar
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizou levantamento e apontou uma baixa umidade do ar, que varia entre 20% e 12% no Piauí com o fim do mês de agosto e o início de setembro.
Segundo levantamento realizado, o Piauí sofre o risco de incêndios florestais e riscos à saúde com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Devido aos riscos, as recomendações nesse período do B-R-O BRÓ que tem início em setembro e finaliza em dezembro são: beber bastante líquido, evitar atividades físicas em ambientes abertos expostos ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, hidratar a pele e umidificar o ambiente.
Ibama autoriza brigadas
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama – autorizou a contratação de brigadistas temporários para as ações de combate a incêndios florestais nos municípios de Uruçuí, Floriano e Alvorada do Gurguéia.
O Piauí vai receber o auxílio dos brigadistas por estar entre os estados declarados em estado de emergência ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente, conforme a Portaria nº 153, de 18 de março de 2019, publicada em 9 de abril de 2019.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Inmet alerta para baixa umidade do ar na região Sul do Piauí
INPE registra 45 focos de incêndio no Piauí em apenas 5 dias
INPE registra mais de 380 focos de incêndio no Piauí em 7 meses
Ver todos os comentários | 0 |