O Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) elaborou um relatório revelando que em um período de cinco dias o estado do Piauí teve 45 focos de incêndios.
Desde o último dia 14 de agosto, no Piauí, ocorreram cinco incêndios, sendo que três foram somente em Teresina, nos bairros Dirceu, Parque Universitário e no Distrito Industrial. Os outros locais atingidos foram os municípios de Oeiras e Pio IX.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Bombeiros tem dificuldade para controlar o fogo
O levantamento leva em conta que os focos de incêndio mais comuns ocorrem em áreas de terrenos considerados baldios e em locais de vegetação onde é mais propícia a ocorrência das chamas. Devido a esse período do ano, com a chegada do BR-Ó-BRO, se inicia a fase de queimadas no estado, o que pode trazer transtornos e até prejudicar a saúde da população.
Focos em sete meses
Em outro levantamento realizado pelo INPE, os dados apontam que em sete meses de 2019 foram registrados 380 focos de incêndio no estado, uma média de 54 focos por mês.
Em um comparativo com o ano passado, o INPE revela que 336 focos foram identificados no Piauí, um aumento de 14% em um prazo de apenas um ano.
É crime realizar queimadas em vegetação, devido aos danos que podem ser causados, conforme consta na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
INPE registra mais de 380 focos de incêndio no Piauí em 7 meses
Defesa Civil monitora áreas com risco de incêndio em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |