Durante a visita do ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, à Barragem do Bezerro, na manha deste domingo (15), o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico, apresentou relatório parcial sobre a situação dos municípios atingidos pelas chuvas e de duas barragens que estão em estado de alerta.
O coronel explicou o resultado da liberação da água da Barragem do Bezerro: “Como a liberação da água de José de Freitas ocorreu de maneira intensa, com uma decisão do governador [Wellington Dias] e da vice-governadora [Margarete Coelho] foi montado um sistema de comando de incidente juntamente com a Defesa Civil Estadual e Municipal nas cidades de Barras, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Batalha e Esperantina, com antecipação de 48 horas, que foi fundamental para que as ações que estão transcorrendo lá estejam ocorrendo com segurança”, relatou.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Coronel Carlos Frederico
“Esses são os efeitos do desastre em José de Freitas, temos seis municípios envolvidos, não tivemos, felizmente, mortos e feridos, e nós temos o total de afetados de 37.997 mil pessoas, a fonte é da Defesa Civil”, afirmou o comandante que completou informando que os prejuízos econômicos públicos foram de R$ 3.271,100,00 e de R$ 7. 742.650,00 de prejuízos privados.
Ele ainda apresentou a situação de duas barragens, como a do Emparedado, localizada em Campo Maior, que corre risco de rompimento: “Já possui projeto de restauração pronto e em fase de licitação no Idepi, encontra-se em volume máximo, o risco de rompimento faz com que haja uma interceptação rápida nessa barragem, o risco nessas condições é elevado. Sua capacidade é de 5 milhões de metros cúbicos, chamo atenção para esse dado, por isso a necessidade de uma intervenção técnica rápida para evitar um incidente qualquer”, argumentou.
Na Barragem Joaquim Mendes, em Conceição do Canindé, foi destacado que ela apresenta erosão regressiva no sangradouro e fundações dos pilares de sustentação da ponte sobre o sangradouro comprometidas, sendo que sua situação é emergencial com risco elevado em virtude de 216 milhões de metros cúbicos de água. Um projeto de restruturação também já está pronto no Idepi.
Ver todos os comentários | 0 |