Foi inaugurado nesta terça-feira (6), o Complexo Eólico Ventos do Piauí, localizado na região Serra do Inácio, no município de Curral Novo do Piauí, na região sudeste do Estado.
O complexo é composto por sete parque eólicos e formado por 98 aerogeradores. Com investimento de R$ 1,1 bilhão, o empreendimento foi iniciado em 2016 e já proporcionou a geração de cerca de 1 mil empregos.
Com capacidade instalada de 206 MW, o complexo produz uma quantidade de energia equivalente a necessária para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes. O empreendimento possui uma potência nominal de 2,1 MW e fator de capacidade de 51,7%.
- Foto: Divulgação/AscomComplexo Eólico dos Ventos do Piauí
Durante a implantação, a Votorantim Energia, empresa responsável pelo complexo, se reuniu com as Prefeituras de Paulistana, Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí para receber uma certidão de anuência declarando que os parques eólicos estão de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo.
Parques eólicos geram energia limpa e de baixo impacto ambiental. Além disso, geram renda para as populações e comunidades onde estão inseridos. O proprietário da área em que um parque é construído recebe mensalmente um montante financeiro que é calculado baseado no número de aerogeradores instalados na propriedade, e na quantidade de energia produzida. Os contratos de arrendamento das áreas possuem prazo de 49 anos, prorrogáveis por mais 22 anos.
Ver todos os comentários | 0 |