Os eleitores piauienses que não votaram no primeiro turno das eleições 2018 têm até esta quinta-feira (06) para regularizar a situação na Justiça Eleitoral do Piauí.
Quem perder o prazo para justificar o voto será punido com o pagamento de multa e ainda pode ficar impedido de assumir cargo público e fazer matrícula em instituições de ensino superior. Para servidores públicos, acumular três eleições remete ao cancelamento do título de eleitor.
Os eleitores tiveram um prazo de 60 dias para fazer a regularização após a data da votação em cada turno. A justificativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira é por meio do preenchimento do formulário, que pode ser obtido de forma gratuita nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A outra maneira de justificar a ausência nas urnas é pela internet, por meio do Sistema Justifica.
Segundo dados do TRE-PI, no Piauí, cerca de 372.423 eleitores deixaram de votar no 1º turno das eleições 2018. Desse número, 127.450 já justificaram. No 2º turno, 423.451 eleitores não votaram e cerca de 152.718 já justificaram a ausência na Justiça Eleitoral.
Ver todos os comentários | 0 |