A Operação Sustentare, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAR), apreendeu 97 toneladas de madeira ilegal no Sul Piauí. Além disso, a operação realizou apreensões e aplicou multas que totalizou a quantia de R$ 57.300,00.
Segundo informações do Welendal Tenório, superintendente da PRF, a operação ocorreu do dia 14 a 20 de novembro nos municípios de Avelino Lopes, Júlio Borges, Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Gilbués e Floriano. A ação teve como objetivo combater crimes ambientais na região.
“A gente vem mapeado e foi descoberto um esquema de transporte ilegal de madeira no Piauí envolvendo uma adulteração da nota fiscal e ela conseguia simular o transporte ilegal trazendo da Amazônia, além da exploração ilegal da madeira aroeira”, disse o superintendente.
Durante a operação foram apreendidas 85 toneladas de madeira serrada que vinha da Amazônia e 12 toneladas de madeira “Aroeira”, planta encontrada apenas no Piauí. “É uma madeira que é protegida porque é o único estado do Brasil que ainda tem a aroeira e as poucas unidades que a gente tem estão sendo exploradas e traficadas para os outros estados”, afirmou Welendal.
Foram detidas cinco pessoas pela Polícia Civil que eram responsáveis por explorar e importar madeira ilegal. A operação apreendeu animais silvestres abatidos, foram resgatados nove cotias e 25 pássaros que serão evolvidos à natureza e duas motosserras também foram apreendidas.
Além disso, duas carvoeiras clandestinas foram demolidas e duas motocicletas foram apreendidas com suspeitas de ser produto de roubo ou furto. A operação também aplicou multas que totalizou a quantia de R$ 57.300 a ser recolhido em favor do fundo estadual do meio ambiente.
Ver todos os comentários | 0 |