Nesta segunda-feira (6) ocorreu no Palácio de Karnak o lançamento da 67ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), com a presença de várias autoridades políticas, como o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ), João Mádison, o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, entre outras pessoas.
O evento será realizado de 02 a 10 de dezembro. Segundo o deputado João Mádison, um dos apoiadores do evento por meio da APCZ , a Expoapi já se consolidou como um dos principais do estado e que se espera comercializar em torno de comercializar em torno de R$ 20 milhões.
“Nós temos nesse ano 4.500 animais na Expoapi, entre ovinos, caprinos e bovinos. Isso mostra a grandeza da nossa exposição e acreditamos que vamos comercializar em torno de R$ 20 milhões. Temos oito leilões confirmados na Expoapi, que hoje é um evento que é um marco no Nordeste. Não ficamos atrás dos outros estados em relação à genética. Também estamos trabalhando muito para revitalizar a bacia leiteira, onde será sancionada uma lei para que possamos abrir uma grande fábrica de leite em São José do Divino, com produção de 40 mil litros de lei e podendo chegar a 180 mil litros. Isso é importante, pois vamos ter pela primeira vez leite em caixinha para ser vendido não só para o Piauí, mas para outros estados”, explicou João Mádison.
A vice-governadora, Margarete Coelho, afirmou que com a feira o Piauí tem ganhado espaço no mapa da agropecuária do Brasil. “Esta feira tem essa grande vocação para ser essa mola propulsora dos negócios voltados pra agricultura no estado do Piaui. Então há uma troca de experiências, há uma troca de informações, ampliamos cada vez mais os estandes de representação, o que mostra a pujança da agropecuária no nosso estado”, disse.
Wellington Dias afirmou que o evento é fruto de uma parceria público-privada e que as entidades entraram com 50% da despesa antes bancada pelo Governo. “Eu sou grato [às entidades] que entraram com 50% do que seria a despesa bancada pelo poder público. Temos aqui uma participação com o município de Teresina e vários outros órgãos, os bancos, o Sebrae”, disse.
“O objetivo é garantir aquilo que eu chamo de coroar um ano intenso nessa área de crescimento no campo, ou seja, nós temos a oportunidade de ter negócios na feira de Teresina. No ano passado foram cerca de 7 milhões e meio e neste ano há quem diga que vai ultrapassar a barreira dos 10 milhões de reais e com isso gerar emprego, gerar renda, garantir as condições de fortalecer a economia”, completou o governador.
O secretário Francisco Limma, afirmou que a Expoapi tem a participação de 10 estados. “A participação da agropecuária na economia vem crescendo cada vez mais, o Piauí está livre da febre aftosa com vacinação e estamos encaminhado a isso sem vacinação. O mais importante é a congregação de todos os segmentos da agropecuária. Com a participação de quase 500 expositores, com a participação de mais de 10 estados e a Expoapi se consolida no calendário nacional e a importância dela nesse momento atual da economia”, destacou.
Leônidas Freire, dono da Fazenda Vitória, explicou que o evento é uma oportunidade de expor a qualidade dos animais que estão sendo produzidos no Piauí. “Temos um sistema onde se vai até o pavilhão e tem todos os animais como em uma vitrine. Todos os tipos de animais e assim você fica a vontade [para olhar], diferente do sistema onde se tem o leilão. Agora você escolhe para poder comprar o animal. A Fazenda Vitória tem seis anos de idade e é a primeira do Piauí que tem touro em central contratado, temos também a venda de sêmen”, disse.
*Com informações de Thais Guimarães, direito do local
Ver todos os comentários | 0 |