Agentes de fiscalização dos parques nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões realizaram na última segunda-feira (14) uma operação conjunta de combate à caça ilegal nos dois parques, ambos situados na região sudeste do Piauí. Ao todo, foram lavrados 24 autos de infração e apreendidos oito animais silvestres vivos e 12 mortos.
Dentre as apreensões, estavam espécies ameaçadas de extinção como o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) e a ave zabelê (Crypturellus noctivagus zabele), além de 12 motocicletas, 15 espingardas profissionais e 45 de fabricação caseira e 305 cartuchos de vários calibres, bem como utensílios usados para caça.
- Foto: Divulgação/ICMBioOperação apreende 20 animais no Sul do Estado.
De acordo com o coordenador da operação, Leonardo Brasil, a prática da caça na região é uma realidade comum na região. “Isso demonstra que devemos investir cada vez mais em operações, pois somente com atuações como esta iremos coibir cada vez mais esta prática e garantir a manutenção das populações dessas espécies que são protegidas pelos dois parques nacionais”, disse o coordenador.
Os animais apreendidos foram soltos no Parque Nacional Serra da Capivara e as armas e munições foram entregues à Polícia Federal do Piauí para futura destruição. O coordenador da operação garante que a caça na região não é de subsistência. Abastece um mercado regional bastante dinâmico e caro, tendo como principal animal comercializado o tatu, que chega a custar R$ 100. “É uma caça marcada, também, por maus-tratos aos animais. Há o hábito, por exemplo, dos caçadores costurarem partes do tatu-bola para tornar mais prático o seu transporte”, disse Leonardo.
Combate à caça ilegal
A Polícia Militar do Piauí em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já havia realizado no dia 10 de outubro uma operação no Parque Nacional Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, com o objetivo de coibir crimes ambientais. Foram apreendidos armas e animais em extinção. Caçadores também foram presos. Foi feita a apreensão de animais vivos e abatidos, que fazem parte do quadro de extintos, além de revólveres, espingardas de fabricação caseira e de fabricação nacional brasileira e munições, utilizadas na caça.
- Foto: Divulgação/Polícia MilitarOperação realizada no Parque Nacional Serra da Capivara culminou com prisões e apreensões
Ver todos os comentários | 0 |