A série Tive uma ideia, veiculada no programa Fantástico, da TV Globo, que mostrou soluções criativas para os negócios, conquistou, nesta quarta-feira (10), o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Os vídeos da série contam histórias de empreendedores que conseguiram se destacar no mercado, vendendo produtos como pipoca, coco ou peixe de um jeito inovador.
A inspiração para a série veio do cinegrafista João Rocha, durante uma corrida em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. “Observei que um vendedor de água de coco tinha, de forma intuitiva, técnicas de venda parecidas com as de grandes empresas: cuidado com a higiene, disposição das mesas e cadeiras, linguagem. Tudo para proporcionar uma boa experiência para qualquer cliente”, afirmou.
A grande reportagem vencedora da sétima edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, apresentado pelo jornalista Chico Pinheiro, destacou-se entre 1.302 trabalhos inscritos em todo o país. Realizado pelo Sebrae em parceria com a revista Imprensa, a premiação reconhece os melhores trabalhos da imprensa brasileira sobre os pequenos negócios nas categorias Jornalismo Impresso, Rádio, TV, Web e Imagem Jornalística (foto e reportagem cinematográfica). O primeiro lugar em cada uma delas recebeu R$ 15 mil.
O Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo foi escolhido entre os vencedores de cada categoria. A série Tive uma ideia também conquistou o primeiro lugar na categoria TV, acumulando uma premiação total de R$ 30 mil.
O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, ressaltou a importância da relação entre imprensa e empreendedorismo para fortalecer a cultura empreendedora e o investimento na gestão empresarial no país.
“Vivemos um ano de cautela, mas não de paralisia. É um ano mais importante ainda para valorizar a gestão da empresa, entender mais o próprio negócio, o que é muito importante para o enfrentamento dos ajustes que a economia está passando”, disse Barretto, reforçando que os empreendedores podem contar com o apoio do Sebrae nesse processo.
O primeiro colocado na categoria Jornalismo Impresso foi o especial Empresários da Floresta – Indústria Verde, do jornal A Crítica, do Amazonas. Em Radiojornalismo, o primeiro lugar ficou com a série Empreendedores Rurais: a nova cara da agricultura familiar, da rádio Peperi AM, de Santa Catarina.
A vencedora na categoria Webjornalismo foi a série Santa Catarina – O Paraíso da Maçã, do Diário Catarinense. Em Imagem Jornalística, o primeiro colocado foi o trabalho Mãos da Serra, do jornal gaúcho Pioneiro.
A cerimônia também homenageou Dony De Nuccio, da Globo News, e Daniel Fernandes, do Estadão PME, com a menção Jornalista Parceiro do Empreendedor.
Os vencedores foram selecionados por um júri formado por representantes do Sebrae Nacional, da revista Imprensa e da Junior Achievement. Do total de 1.302 trabalhos inscritos, o Sudeste teve o maior número de matérias inscritas (461), seguido pelo Nordeste (363), Centro-Oeste (212), Sul (161) e Norte (105).
Vencedores da 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
1) Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo
Trabalho: Série “Tive uma ideia”
Veículo: TV Globo (RJ)
Autores: João Rocha e Celso Lobo
Cinegrafista: João Rocha
Link1: http://migre.me/qdhJx
Link2: http://migre.me/qdhLa
Link3: http://migre.me/qdhNR
2) Telejornalismo
Trabalho: Série “Tive uma ideia”
3) Jornalismo Impresso
Trabalho: Empresários da Floresta – Indústria Verde
Veículo: Jornal A Crítica (AM)
Autores: Bruno Kelly e Monica Prestes
Fotógrafo: Bruno Kelly
Link: http://migre.me/qdhOZ
4) Radiojornalismo
Trabalho: Empreendedores Rurais: a nova cara da agricultura familiar
Veículo: Rádio Peperi AM (SC)
Autor: Marcos Andrei Meller
Link: http://migre.me/qdhQg
5) Webjornalismo
Trabalho: Santa Catarina – O Paraíso da Maçã
Veículo: Diário Catarinense (SC)
Autores: Carol Macário e Fabio Nienow (infografia)
Fotógrafo: Jessé Giotti
Link: http://migre.me/qdhRj
6) Imagem jornalística
Trabalho: Mãos da Serra
Veículo: Jornal Pioneiro (RS)
Autor: Carlos Santos
Fotógrafo: Jonas Ramos
Link1: http://migre.me/qdhSz
Link2: http://migre.me/qdhTv
Link3: http://migre.me/qdhUt
Link4: http://migre.me/qdhVl
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
A inspiração para a série veio do cinegrafista João Rocha, durante uma corrida em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. “Observei que um vendedor de água de coco tinha, de forma intuitiva, técnicas de venda parecidas com as de grandes empresas: cuidado com a higiene, disposição das mesas e cadeiras, linguagem. Tudo para proporcionar uma boa experiência para qualquer cliente”, afirmou.
A grande reportagem vencedora da sétima edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, apresentado pelo jornalista Chico Pinheiro, destacou-se entre 1.302 trabalhos inscritos em todo o país. Realizado pelo Sebrae em parceria com a revista Imprensa, a premiação reconhece os melhores trabalhos da imprensa brasileira sobre os pequenos negócios nas categorias Jornalismo Impresso, Rádio, TV, Web e Imagem Jornalística (foto e reportagem cinematográfica). O primeiro lugar em cada uma delas recebeu R$ 15 mil.
O Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo foi escolhido entre os vencedores de cada categoria. A série Tive uma ideia também conquistou o primeiro lugar na categoria TV, acumulando uma premiação total de R$ 30 mil.
O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, ressaltou a importância da relação entre imprensa e empreendedorismo para fortalecer a cultura empreendedora e o investimento na gestão empresarial no país.
“Vivemos um ano de cautela, mas não de paralisia. É um ano mais importante ainda para valorizar a gestão da empresa, entender mais o próprio negócio, o que é muito importante para o enfrentamento dos ajustes que a economia está passando”, disse Barretto, reforçando que os empreendedores podem contar com o apoio do Sebrae nesse processo.
O primeiro colocado na categoria Jornalismo Impresso foi o especial Empresários da Floresta – Indústria Verde, do jornal A Crítica, do Amazonas. Em Radiojornalismo, o primeiro lugar ficou com a série Empreendedores Rurais: a nova cara da agricultura familiar, da rádio Peperi AM, de Santa Catarina.
A vencedora na categoria Webjornalismo foi a série Santa Catarina – O Paraíso da Maçã, do Diário Catarinense. Em Imagem Jornalística, o primeiro colocado foi o trabalho Mãos da Serra, do jornal gaúcho Pioneiro.
A cerimônia também homenageou Dony De Nuccio, da Globo News, e Daniel Fernandes, do Estadão PME, com a menção Jornalista Parceiro do Empreendedor.
Os vencedores foram selecionados por um júri formado por representantes do Sebrae Nacional, da revista Imprensa e da Junior Achievement. Do total de 1.302 trabalhos inscritos, o Sudeste teve o maior número de matérias inscritas (461), seguido pelo Nordeste (363), Centro-Oeste (212), Sul (161) e Norte (105).
Vencedores da 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
1) Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo
Trabalho: Série “Tive uma ideia”
Veículo: TV Globo (RJ)
Autores: João Rocha e Celso Lobo
Cinegrafista: João Rocha
Link1: http://migre.me/qdhJx
Link2: http://migre.me/qdhLa
Link3: http://migre.me/qdhNR
2) Telejornalismo
Trabalho: Série “Tive uma ideia”
3) Jornalismo Impresso
Trabalho: Empresários da Floresta – Indústria Verde
Veículo: Jornal A Crítica (AM)
Autores: Bruno Kelly e Monica Prestes
Fotógrafo: Bruno Kelly
Link: http://migre.me/qdhOZ
4) Radiojornalismo
Trabalho: Empreendedores Rurais: a nova cara da agricultura familiar
Veículo: Rádio Peperi AM (SC)
Autor: Marcos Andrei Meller
Link: http://migre.me/qdhQg
5) Webjornalismo
Trabalho: Santa Catarina – O Paraíso da Maçã
Veículo: Diário Catarinense (SC)
Autores: Carol Macário e Fabio Nienow (infografia)
Fotógrafo: Jessé Giotti
Link: http://migre.me/qdhRj
6) Imagem jornalística
Trabalho: Mãos da Serra
Veículo: Jornal Pioneiro (RS)
Autor: Carlos Santos
Fotógrafo: Jonas Ramos
Link1: http://migre.me/qdhSz
Link2: http://migre.me/qdhTv
Link3: http://migre.me/qdhUt
Link4: http://migre.me/qdhVl
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |